5 Dicas para amenizar poros dilatados

Se você está lendo este artigo agora, provavelmente é porque você tem poros dilatados e isso te incomoda. Mas antes de aprender 5 dicas essenciais para amenizar o tamanho dos poros, nós precisamos entender o que são os poros e o porquê deles dilatarem.

Antes de qualquer coisa, precisamos lembrar que todas as pessoas possuem poros. Os poros são aberturas na camada superficial da pele. São responsáveis por colocar o óleo produzido pelas glândulas sudoríparas e sebáceas para fora, desempenhando um papel muito importante para a saúde da pele. O óleo natural da pele, também chamado de sebo, ajuda a manter a pele hidratada e macia, mas algumas pessoas produzem sebo em excesso e isso podo ocasionar em uma maior abertura dos poros. Veja as possíveis causas:

skincare - cuidados com a pele


Por que os poros ficam dilatados?

Em algumas pessoas os poros são muito mais visíveis do que em outras. Isso acontece pelos seguintes motivos:

  • Genética: O primeiro fator determinante para uma pele com poros maiores é a genética e o tipo de pele. Pessoas com pele seca, geralmente têm poros imperceptíveis, já as pessoas com pele oleosa possuem poros maiores.
  • Danos do tempo: Conforme as pessoas envelhecem, os danos causados pelo tempo e pelo sol também acabam contribuindo para o aumento dos poros.
  • Alteração hormonal: Gravidez ou o uso de determinados tipos de remédios também podem causar o aumento dos poros.
  • Hábitos: Os hábitos ruins, como má alimentação, exposição ao sol sem protetor solar, estresse, noites mal dormidas, excesso de álcool e cigarro e até produtos cosméticos inapropriados para o seu tipo de pele podem influenciar, não só no aumento dos poros, como também em outros danos, como perda de elasticidade, manchas etc.

A verdade é que os poros não abrem e nem fecham, até porque, para esse mecanismo acontecer, seria necessária uma contração muscular e os poros não são influenciados pelos músculos. 

Se você encher uma bexiga com água ou ar, ela vai crescer. Mesmo que você esvazie, a bexiga não voltará ao tamanho original, continuará um pouco mais esticada do que era antes do processo de encher e esvaziar. Com os poros acontece algo parecido. Eles dilatam quando estão entupidos, logo, é preciso entender primeiramente o que está fazendo seus poros se entupirem, verificar se tem hábitos ruins, que prejudicam a saúde da sua pele, tomar algumas medidas, como as que direi a seguir, para melhorar a aparência de seus poros e, consequentemente, de sua pele. É importante lembrar que é necessário se consultar com um dermatologista, para entender se há algum problema mais grave com sua pele e se será preciso fazer uso de medicamentos específicos.


Água quente aumenta e água fria diminui os poros?

Apesar de passar essa impressão, nem a água quente abre os poros e nem a água fria fecha. A verdade é que a água quente ou o vapor dilatam rapidamente a abertura dos poros, dando a ilusão de ter aumentado, enquanto a água gelada ou o gelo passam a impressão oposta, mas são efeitos temporários e depois de alguns minutos, do mesmo modo que a pele retorna à temperatura normal, o tamanho dos poros também volta ao normal.

A água morna e o vapor não são os vilões que parecem ser! Um grande benefício da água morna e do vapor é que podem se tornar grandes aliados para amolecerem o sebo que está preso dentro dos poros. A grande sacada é usar vapor ou água morna na pele antes de começar os procedimentos de limpeza ou extração de cravos, e sentirá muito mais facilidade para empurrar os cravos para fora.


Mas afinal, o que fazer para realmente diminuir a aparência dos poros dilatados?

Para minimizar a aparência dos poros, é necessário investir em bons hábitos de cuidados com a pele. Hábitos simples, como limpar, esfoliar e hidratar já farão total diferença no aspecto da sua pele, pois quando o sebo e as células mortas são removidas da superfície da pele, ela fica mais lisa, uniforme e limpa. Sendo assim, quando os poros estão limpos parecem menores, pois voltam ao seu tamanho normal. Por isso, podemos dizer que a melhor maneira de amenizar a aparência dos poros dilatados é mantendo a pele limpa.

Salve esta imagem no Pinterest para ler o post depois!
5 dicas para amenizar poros dilatados

1. Limpeza:

Não se esqueça de higienizar a pele todos os dias. Nossa pele fica exposta a bactérias, poluição, sujeiras e resíduos de cosméticos o dia todo. O acúmulo de tudo isso, pode obstruir os poros e aumentar a oleosidade. Portanto, limpe a pele pelo menos duas vezes ao dia com sabonete específico para o rosto e para o seu tipo de pele.

Leia também: CONHEÇA ALFA, O APARELHO DE LIMPEZA FACIAL DA AVON!

2. Esfoliação:

Esfoliar a pele regularmente irá te ajudar a se livrar das células mortas, além de evitar a obstrução dos poros e a formação de cravos e espinhas, possibilitar a produção de novas células, mantendo a pele saudável e brilhante.

Um bom aliado no que diz respeito a esfoliação, é o Ácido Salicílico, que tem poder esfoliante, capaz de desobstruir os poros, e pode ser usado de duas maneiras:

  • Em menor concentração, por meio de cosméticos, que são vendidos livremente;
  • Em maior concentração, com venda e uso restritos apenas para profissionais da estética. 

3. Máscaras de argila:

As máscaras de argila absorvem o sebo da pele e o resto das impurezas. As máscaras de argila ajudam na purificação da pele, além de auxiliarem a pele com ação tensora, cicatrizante e no combate a oleosidade da pele, além de vários outros benefícios.

Leia também: OS TIPOS DE ARGILA E SEUS BENEFÍCIOS PARA A PELE


4. Hidratação:

Se você acredita que pele oleosa não precisa de hidratante, enganou-se! É comum que pessoas com pele oleosa sintam receio de usar hidratante e aumentar a oleosidade da pele, mas a verdade é que se a pele produz óleo é porque ela precisa. Logo, se você não hidratar a pele, a pele tentará fazer esse processo sozinha, e é aí que tudo começa a desandar. Por isso é normal observarmos efeito "rebote" quando retiramos demais a oleosidade da pele, usando produtos em excesso pra limpar, porque a pele começa a produzir mais e mais óleo para combater a irritação e desidratação, resultando em poros entupidos.

Portanto, use sempre um hidratante adequado para  o seu tipo de pele.

Leia também: 3 DICAS COM SORO FISIOLÓGICO PARA USAR NO ROSTO


5. Protetor solar:

Você certamente já sabe da importância de usar protetor solar. Tenha sempre em mente que quanto mais o sol danifica a pele, menos firmeza ela tem e os poros começam a aparecer mais. Então, nunca se esqueça de usar protetor solar todos os dias para prevenir danos a curto e longo prazo.


Tem mais dicas para amenizar os poros dilatados? Deixe seu comentário!
Compartilhe este post e ajude a divulgar a palavra da skincare! Aproveite para ver mais dicas no meu Pinterest e seguir meu Instagram.

Nenhum comentário

Postar um comentário