Os tipos de argila e seus benefícios para a pele

tipos de argila

Com certeza você sabe da importância dos cuidados com a pele e também sabe que a argila é muito usada nos tratamentos estéticos, mas será que você conhece os tipos de argilas e seus benefícios para a pele?

Embora a fama das argilas em skincare pareça ser recente, na verdade, existem registros históricos que apontam para o seu uso a favor da estética há milênios, em máscaras faciais e banhos argilosos.

Mas afinal, o que é argila e qual utilidade tem?

Argila é um material terroso e natural, seus grânulos são finos e, quando misturado com água, adquire uma textura de lama. A argila é extraída de jazidas próximas a rios e possui variações de cor.

A argila que compramos em lojas passa por uma manipulação industrial, onde são retiradas as substâncias indesejáveis e passa por verificação microbiológica, afim de descartar a presença de bactérias e fungos. Depois de todos os procedimentos necessários de tratamento, a argila passa por um processo de secagem.

Suas propriedades minerais estimulam a circulação sanguínea, eliminam as toxinas e são capazes de cicatrizar, limpar, nutrir, combater a oleosidade, revitalizar, acalmar a pele e muitos outros benefícios. Cada cor de argila possui uma característica mais forte e atende a diferentes tipos de necessidades, mas não são as cores que determinam seus benefícios, e sim a composição de cada tipo, que, por sua vez, vai depender de sua origem geológica (ou seja, do solo e das rochas onde foi formada).

Os tipos de argilas e seus benefícios:

Salve esta imagem no Pinterest para ler o post depois!
tipos de argila

01. ARGILA VERDE 
Esta é a argila favorita de quem tem pele oleosa e acneica. A argila verde, também chamada de montmorilonita, é rica em silício e zinco. Por possuir maior variedade de oligoelementos e ter PH neutro, a argila verde promove ação purificadora, adstringente, secativa, emoliente, absorvente, bactericida, antisséptica, analgésica e cicatrizante.

Mas quem pensou que esta argila só serve para usar no rosto, se enganou! A argila verde também é ótima na estética corporal, pois auxilia também no combate à celulite e regula a oleosidade produzida pelas glândulas sebáceas.

02. ARGILA AMARELA 
Esta argila também é conhecida como Argila Dourada. Por ser rica em silício e potássio, esta argila favorece muito a formação base de colágeno, combatendo o envelhecimento da pele, além de também promover ação adstringente, purificante, hidratante e ativar a circulação sanguínea.


03. ARGILA BRANCA 
Esta argila, também chamada de Caulim, possui grande quantidade de alumínio. Sua principal característica é seu efeito cicatrizante, devido às suas propriedades. Também facilita muito a circulação sanguínea, promovendo ação clareadora da pele, além de controlar acne e ter ação antisséptica. Além de outros benefícios, a argila branca também revitaliza e fortifica pele, auxilia na eliminação de toxinas e na regeneração celular.

04. ARGILA VERMELHA 
Rica em cobre e óxido de ferro, esta argila possui propriedades tensoras, que são muito importantes para a respiração celular. A argila vermelha também possui ação reguladora do fluxo sanguíneo e vascular, e, por proporcionar conforto, é super indicada para peles sensíveis, que requerem mais suavidade nos tratamentos estéticos. O tratamento estético com esta argila também promove restauração, firmeza e elasticidade, além de suavização de rugas e linhas de expressão.

05. ARGILA ROSA 
Sendo uma mistura da argila vermelha com a argila branca, esta argila possui propriedades antioxidantes, calmantes e também hidratantes. A argila rosa é muito usada em peles sensíveis, desidratadas e muito maduras.

06. ARGILA ROXA 
A argila roxa é rica em magnésio e tem poder de hidratação da pele, auxiliando na manutenção do colágeno, ajudando a pele a se manter mais jovem.

07. ARGILA PRETA 
A argila preta é uma das mais raras. Possui propriedades tensoras, auxiliando na respiração celular, além de um alto teor de alumínio e silício, proporcionando ação anti-inflamatória, desintoxicante e cicatrizante.

09. ARGILA MARROM 
Esta argila é adstringente, cicatrizante e purificante. Também é indicada para peles acneicas. Além de ter o poder de reduzir inflamações, proporcionar efeito rejuvenescedor e ativar a circulação sanguínea, também auxilia no controle da oleosidade, purifica, tonifica, firma e revitaliza a pele.

10. ARGILA CINZA 
A argila cinza é um ótimo esfoliante e auxilia no combate a cravos e espinhas, devido ao alto teor de titânio que possui. Combate a seborreia capilar, auxilia na redução de medidas e clareia manchas. Além de tudo isso, é um antioxidante natural e ajuda a retardar o envelhecimento.

Como saber qual argila é mais adequada para a sua pele?

Agora que você já conhece os diferentes tipos de argilas e suas variadas funções, é importante que analise as necessidades individuais do seu tipo de pele para saber do que ela precisa.
Você pode intercalar o uso das máscaras de argila com diferentes tipos, para atender a diferentes necessidades, ou ainda aplicar diferentes tipos de argila em regiões diferentes do rosto, exemplo: Aplicar argila verde na zona T do rosto (testa, nariz e queixo) e argila branca nas bochechas.

Como a argila age na pele?

Após fazer a "laminha", misturando a argila com água - ou soro fisiológico - e aplicando sob a pele, note que dentro de alguns minutos, a máscara vai secando. A contração e endurecimento da máscara após a evaporação da água é o que define o efeito da argila.

O ferro, silício, manganês e alumínio e outros elementos presentes na argila, ao serem aplicados na pele, estabelecem uma troca, regulando a queratinização da pele, a secreção sebácea, renovando as células, facilitando a circulação sanguínea, eliminando radicais livres, nutrindo, melhorando a elasticidade, suavizando manchas, entre outros benefícios que você já descobriu ao ler este artigo até aqui.

Como usar argila no rosto?

1º passo - Limpar: Retire a maquiagem completamente (se estiver usando) com demaquilante ou água micelar, lave o rosto com um sabonete facial (mesmo que sua pele esteja aparentemente limpa).

2º passo - Preparar: Agora você vai preparar a máscara com argila em pó + água purificada ou soro fisiológico. Você também pode acrescentar óleo essencial, se quiser. Misture até formar uma "laminha" consistente.

3º passo - Aplicar: Aplique uma camada generosa da máscara de argila no rosto, evitando a região dos olhos e os lábios.

4º passo - Retirar: Após aproximadamente 20 minutos, você irá notar a máscara secar. Retire a máscara com água gelada. Finalize com algum hidratante facial de sua preferência e nunca se esqueça de usar protetor solar ao sair de casa.

Dica importante: Ao contrário do que muita gente pensa, não tem problema esperar a máscara secar completamente na pele, mas não espere ela craquelar, ok? 


Onde comprar argilas seguras para aplicação na pele?

Na hora de comprar sua argila, é importante adquirir seja um produto seguro e de qualidade, afinal, para não causar nenhum efeito indesejado.

Deixo aqui algumas sugestões de argilas ótimas e com valores acessíveis para você comprar sem sair de casa:



O uso de argilas já faz parte da minha rotina de cuidados com a pele, e da sua?

Compartilhe este post e ajude a divulgar a palavra da skincare! Aproveite para ver mais dicas no meu Pinterest: pinterest.com/isagomesreal

Nenhum comentário

Postar um comentário