Organização Inteligente: 7 Ideias de Organizadores Suspensos

organizador suspenso

Me corrija se eu estiver errada, mas acredito que todos nós estamos de acordo que 2020 já deu. O jeito para manter a saúde física e mental é continuar fazendo a nossa parte, tendo empatia pelo próximo e, dentre outras coisas, focar no futuro. E, que tal já se preparar para ter um 2021 mais organizado?

Um plano é se preparar agora para iniciar janeiro com a vida mais organizada. Até porque, no começo do ano, é quando ainda estamos cheios de esperança para fazer tudo melhor do que no anterior. Mas existe melhor maneira para se alcançar objetivos que não seja a organização? Eu desconheço. Por isso, achei que seria legal compartilhar algumas ideias de organizadores práticos, além de tutoriais  úteis para você mesmo fazer e manter seu espaço organizado de maneira inteligente, aproveitando espaço.

Talvez você esteja se perguntando "por que eu preciso de um organizador?". Ter um organizador sempre à vista, onde você possa anotar recados e ter sempre uma caneta por perto, irá te ajudar a lembrar de tarefas e anotar recados importantes. Além de ser super útil, também irá compor a decoração do ambiente. 

Painel de Grade ou Memory Board

Painel de Grade
O memory board é prático e ideal para quem precisa ter sempre algum recado à vista. Além da utilidade que ele oferece, também é ótimo para decorar com imagens fofas e fotos que te lembrem de momentos importantes ou até mesmo com luzinhas, para dar um aspecto mais agradável ao ambiente.

Você pode comprar seu Memory Board aqui.

Cortiça

cortiça na parede
A cortiça é um material muito versátil. Você pode usá-la para fazer pequenas peças, murais e até mesmo paredes inteiras. Exige um certo cuidado a mais com a limpeza, mas é super útil, principalmente em quartos e escritórios. Também é possível encontrar cortiça de diversas formas no mercado, como as placas autoadesivas, para facilitar ainda mais o trabalho.

Você pode comprar seu Painel de Cortiça aqui.

Pegboard ou painel de pinus

painel de pinus
Dá pra você usar e abusar da criatividade com o pegboard. Ele é prático e funcional, podendo ser usando no quarto, no escritório, na cozinha... onde você quiser! Também dá para usar em diversos formatos e tamanhos. 

Mas talvez você queira fazer o seu próprio organizador suspenso, customizando e dando a ele uma aparência exclusiva. Nesse caso, os tutoriais abaixo podem ser úteis!

Como fazer um organizador suspenso?

A ideia é que você reutilize materiais que possa ter em casa e customize seu organizador da maneira que achar mais interessante. Você pode fazer uma réplica deste organizador usando MDF ou até mesmo um papelão bem resistente. Pode fazer maior também, se tiver espaço sobrando. O importante é usar a criatividade e fazer um organizador que funcione bem para as suas necessidades.

Organizador minimalista de madeira

como fazer organizador suspenso

A ideia deste organizador suspenso simples e funcional foi tirada do blog Burkatron. Para fazer este organizador suspenso, foram usados os seguintes materiais:
  • Folha de madeira compensada 30x60cm
  • Madeira balsa (para fazer o bolso)
  • Folha de cortiça
  • Caderno de página simples A5
  • Cola de madeira
  • Faca para artesanato
  • Régua
Passo a passo:
  1. Faça dois furos perto do topo da placa de madeira (esses furos são para você poder pendurar depois).
  2. Pegue o caderno ou bloco de notas de sua preferência, corte a capa, mas deixe a coluna intacta para que as folhas não caiam.
  3. Corte um pedaço da folha de cortiça, de preferência com a mesma medida do caderno ou bloco de notas que você escolheu para o organizador. O da bloco e a cortiça da foto têm aproximadamente 15 x 21 cm.
  4. Coloque o caderno/bloco e a cortiça cortiça na placa de compensado e meça onde você quer que que eles fiquem (os da imagem estavam com aproximadamente 3 cm de distância), marque a área com um lápis e depois cubra o espaço marcado com cola PVA.
  5. Cole o bloco e a cortiça e deixe secar.
  6. A próxima etapa é o bolso, onde ficarão as canetas. Você pode usar o bolso de uma calça velha, por exemplo ou fazer conforme o passo a passo a seguir:
  7. Pegue um pedaço fino de compensado ou papelão e marque 4 formas usando a régua, sendo as partes laterais e inferior da mesma largura. As medidas do exemplo da foto são: 1 (21x15cm) retângulo + 2 retângulos (15 x 3cm) + 1 retângulo (21x3cm).
  8. Após marcar os pedaços, corte-os com uma faca artesanal ou serrinha e lixe as bordas. Monte cuidadosamente as peças que você cortou usando a cola de madeira.
  9. Atenção: Deixe o bolso secar antes de colar no organizador!
  10. Depois que o bolso estiver seco, cole-o no organizador e espere que tudo esteja bem sequinho para seguir para a próxima etapa.
  11. Pegue um pedaço de corda de sisal, ou fio encerado... qualquer cordinha serve! 
  12. Escolha a medida que você acha ideal para pendurar seu organizador, passe pelos dois buraquinhos feitos lá na primeira etapa.
  13. Agora é só pendurar seu organizador e fazer bom uso dele!

Organizador suspenso com bolsos de tecido

organizador suspenso
Vi esta ideia de organizador no blog The Lovely Drawer e, além de super fofo e prático, achei que também seria uma boa dica para compartilhar.

Materiais:
  • Folha de compensado A3 (usei 6 mm)
  • Furadeira
  • Broca de pá (deve passar sua corda)
  • Tecido resistente de sua preferência (seções de 4 x 26 cm x 15 cm)
  • Linha da máquina na cor correspondente
  • Régua
  • Lápis
  • Cola de madeira
  • Faca Stanley
  • Corda
Passo a passo:
  1. Para fazer os furos onde a corda passará, antes é preciso medir a madeira e fazer marcas onde se pretende furar. O organizador do exemplo foi furado na marca de 3cm para a margem da base. Em seguida, use a furadeira com uma broca que permita a passagem da corda, mas deixe para colocar a corda quando as outras etapas forem concluídas.
  2. Para fazer os bolsos, passe a linha na máquina de costura e selecione um ponto reto longo. Escolha um tecido que seja mais  firme. Alinhe os bolsos de forma que haja dois pares. Costure do lado de fora dos bolsos, com aproximadamente 1 centímetro da borda, terminando em cada extremidade. 
  3. Quando os bolsos estiverem prontos, cubra a parte de trás desses bolsos com a cola de madeira e, em seguida, transfira esses bolsos para o compensado. Arrume os bolsos de forma que eles fiquem acima do outro com um espaçamento igual de cada lado. Pressione com firmeza e coloque algo pesado por cima enquanto seca.
  4. Passe a corda pelos buracos, no sentido da frente para trás e dê um nó duplo apertado no lado avesso.
  5. Prontinho!


Rolo de papel suspenso

rolo de papel suspenso na parede
Esta dica foi tirada do blog The Merrythought e é ótima para organizar tarefas e metas diárias. Ter um rolo de papel suspenso irá te lembrar sempre dos compromissos.

Materiais:
  • Rolo de papel
  • Cabo de madeira
  • Corda fina
  • Puxador de gaveta redondo
  • Parafuso
  • Furadeira
  • Alicate

Passo a passo:
Faça um furo na parte de trás do puxador, de modo que o furo seja do tamanho certo para apertar no parafuso depois.
Encontre o local na parede onde você deseja colocar o rolo e, a partir disso, meça o espaço onde ficará o puxador. Faça um pequeno orifício para fixar o parafuso na parede. Depois, use o alicate para apertar o parafuso na parede e, em seguida, aperte bem o puxador no parafuso. 
Corte o cabo de madeira em um comprimento que fique alguns centímetros a mais do que o rolo de papel em cada extremidade, para a corda ser amarrada. 
Meça a distância que você deseja que o rolo de papel fique abaixo do puxador já fixado na parede e corte dois pedaços de corda, deixando um pouco mais para amarrar em uma extremidade do cabo e amarrar a outra parte em volta do puxador depois. 
Coloque o rolo de papel no cabo e amarre a cordinha em cada extremidade do cabo. Faça uma alça com a parte da corda que ficará presa ao puxador, dos dois lados, e amarre na própria corda, tendo em mente que essas cordas precisarão sair do puxador facilmente, quando for necessário substituir o rolo de papel. 
Se achar necessário, use pedaços de fita adesiva no final do rolo para evitar que o papel enrole.

Veja também:

Qual organizador suspenso você usa ou pretende usar para organizar melhor seu Home Office? Compartilhe esta dica com seus amigos e siga meu Pinterest e Instagram para ver mais dicas como essa!

Nenhum comentário

Postar um comentário