5 Dicas para praticar o Autocuidado

O termo "autocuidado" vem sendo muito abordado nos últimos dias. Isso se deve ao fato de que, com os acontecimentos de 2020, está sendo muito difícil manter a saúde mental no eixo. Mas o hábito do autocuidado vai muito além de beleza, como praticar skincare diariamente. Veja a seguir, 5 dicas para colocar o autocuidado em prática e obter resultados positivos:

ilustração autocuidado

1. Adapte sua rotina
O mundo mudou. 2020 veio para nos forçar a mudar na marra e, por isso, temos que adaptar nossa rotina, avaliando o que vale a pena manter e o que não se encaixa mais nessa nova vida que estamos tendo. Manter hábitos saudáveis irá te ajudar a manter o corpo e mente sãos. Ter momentos ociosos em alguns intervalos entre o Home Office ou alguma outra tarefa que esteja fazendo, por exemplo, é essencial para desacelerar a mente e manter a ansiedade longe. Não se cobre tanto! Entenda que todos estamos passando por adaptações e realmente não é fácil. Não se compare com o outro! Observe suas limitações e respeite-as a fim de se preservar. Isso também é autocuidado.

2. Explore o seu autoconhecimento
Antes de qualquer coisa, é importante você ter em mente onde estão seus maiores desafios. Onde você fica mais travada no dia a dia? O que você identifica como barreira? Autocuidado tem a ver com autoconhecimento. Você só pode consertar o que sabe que está errado. 

Autocuidado tem essa relação com compaixão e acolher as próprias emoções. Tenha a consciência de suas limitações e entenda que você cometerá erros de vez em quando, mas que sempre é tempo de aprender. Situações complexas, como a que estamos atravessando, não são difíceis só para você, e tudo depende da forma como irá lidar com os problemas. Tudo isso requer autoconhecimento.

Então, tire um tempinho para reavaliar seu estilo de vida, observando o que não te serve mais ou o que precisa ser mudado em sua rotina para te trazer mais paz e tranquilidade. Da mesma maneira que é importante avaliar o que te faz mal, também é importante identificar o que te faz bem. Tente se lembrar de velhos hábitos que você tinha que te proporcionavam felicidade, avalie práticas que te trazem alegria e que você gostaria de fazer mais vezes ou que talvez você tenha parado por algum motivo.

3. Avalie sua saúde física e mental
No que diz respeito a autocuidado, talvez este seja o ponto principal. Todas as práticas citadas estão interligadas com a saúde física e mental. Autocuidado é se alimentar bem, se hidratar bebendo bastante água, é se arrumar pra se sentir bonita, mesmo que mais ninguém veja como você está, é prestar atenção no seu lado emocional e identificar onde precisa de mais atenção, é se esforçar para ter uma boa noite de sono todos os dias etc. Pense em tudo o que você pode fazer, mesmo que em pequenas doses, para garantir um corpo e mente mais saudáveis.


4. Tire um tempinho só para si mesmo
Ouvimos algumas frases tantas vezes que elas acabam se tornando clichês, mas os clichês também são válidos nesse caso. Tire um tempinho todos os dias só para se curtir e relaxar, fazer uma máscara facial, mantendo a skincare em dia, tomar um chá, passar um bom creme hidratante no corpo, tomar um banho super relaxante etc. Esse hábito não é algo que deve ser considerado por mulheres, mas pelos homens também! Esses cuidados, por menores que pareçam ser, te ajudarão a se sentir melhor, e você poderá notar a diferença entre o antes e depois desta prática diária.

5. Exercícios e meditação são grandes aliados
Não é nenhuma novidade que manter uma rotina de exercícios físicos ajuda a manter o corpo mais saudável, além de ajudar aumentar a produção de hormônios essenciais para a saúde da mente também. Você não precisa fazer exercícios pesados! A prática de exercícios leves e que não requerem equipamentos pesados podem ser tão eficazes ou mais do que atividades mais pesadas de academia.
Também é importante que você reserve um momento do seu dia para meditar. Cinco minutinhos que você dedique diariamente para meditar já irão te ajudar a manter a mente no eixo e acalmar todo estresse do dia a dia. Se você tiver dificuldades para dormir, esta é inclusive uma ótima solução. 

Rolê do autocuidado - pegue o que precisa: máscara facial, banho relaxante, se hidratar, date com você mesma, respirar fundo, dormir 8 horas, maratonar uma série, começar algo que gosta

Seja gentil consigo mesmo, em todos os sentidos. Acredito que você também já esteja cansado de saber que é importante beber muita água, dormir bem, manter uma alimentação saudável, manter-se distante das pessoas que te fazem mal... Tudo isso faz parte do autocuidado. E nem é necessário falar sobre a importância de se manter em isolamento social até que a população esteja imunizada, mas, se precisar sair, usar máscara no rosto e álcool em gel para se higienizar, não é mesmo? Isso, além de ser autocuidado, também é empatia e cuidado para com as outras pessoas.

Quais desses hábitos de autocuidado você já praticava? Pretende inserir mais algum em sua rotina? Compartilhe esse post com as pessoas que você gosta e que gostaria que exercitassem mais o autocuidado!

Nenhum comentário

Postar um comentário