Como vencer a procrastinação

procrastinação

Procrastinar é adiar algo importante sem um bom motivo para fazer outra coisa não tão importante, mesmo sabendo das consequências. Este tem sido um assunto muito abordado, principalmente nos últimos meses. É normal ver muita gente se culpando, se cobrando e cobrando dos outros por mais produtividade. Se você também passa por isso, leia este artigo até o final para saber como vencer a procrastinação.

Já parou para pensar no porquê que você procrastina?

A procrastinação é uma decisão intencional de adiar o início ou o término de uma tarefa, mesmo que não se perceba, e isso pode também se tornar um hábito. Mas quando se fala em procrastinação, a primeira coisa que é preciso ter em mente é que isso é algo completamente normal. A verdade é que todos nós procrastinamos e fazemos isso quando não sentimos muito prazer em realizar determinadas tarefas. Porém, o ato de procrastinar se torna um problema de verdade quando quando o tamanho e o impacto das consequências negativas desse ato afetam a vida, tanto na esfera pessoal, quanto profissional.

Além de tudo isso, no momento caótico em que o mundo está, talvez não seja uma boa ideia ficar se forçando demais, cobrando alta produtividade de si mesmo e dos outros, mas sabemos que existem tarefas que precisam ser cumpridas dentro de um tempo específico. E considerando que você já entendeu que procrastinar é normal e que o grande problema é o excesso de procrastinação, veja a seguir algumas dicas para vencer essa batalha.

O primeiro passo para vencer a procrastinação é observar como você procrastina. Talvez você esteja procrastinando por cansaço, por medo, ansiedade ou até por falta de planejamento, sentimentos que vêm acompanhados de crenças procrastinadoras, como:
  • "Ninguém manda em mim. Vou fazer isso na hora que me der vontade."
  • "A vida é curta demais para perder tempo fazendo isso agora."
  • "Se não for incrível, é horrível. Tenho que fazer apenas o que me dá prazer."
  • "Não sei o que decidir, ou por onde começar."
  • "Não tenho energia para fazer isso."
  • "Não tenho capacidade."

Um dos principais fatores que levam a procrastinar é o quão desagradável é aquilo que estamos fazendo, outra possível causa é o quão distante estamos dos benefícios daquela tarefa, pois nosso cérebro tem dificuldade em avaliar consequências de longo prazo e é mais sensível aos ganhos e desfechos imediatos.

  O desconforto ao fazer determinadas tarefas faz com que você não consiga mais tolerar. Tudo isso ocorre de forma automática, mas quando você toma consciência desses fatores, torna-se mais fácil perceber e evitar as crenças procrastinadoras. Porém, se a procrastinação ainda falar mais alto, mesmo após tomar consciência que você está procrastinando, a tendência ainda será usar algumas desculpas para continuar procrastinando, como por exemplo:
  • "Amanhã eu faço isso."
  • "Vou fazer isso quando tiver mais ânimo."
  • "Ainda terei tempo para fazer isso depois."
  • "Antes eu preciso me preparar melhor."
  • "É melhor fazer outra coisa antes."

E assim aparecem as atividades procrastinadoras, que podem ser: Arrumar uma distração, diversão, uma atividade social ou qualquer outra atividade não tão importante que dê mais prazer em fazer, aliviando de forma rápida a sensação de desconforto. A consequência positiva é que essas atividades procrastinadoras darão alívio momentâneo, mas as consequências negativas são os prejuízos na vida profissional e pessoal.

Apesar de aproveitarem mais o presente, os procrastinadores a longo prazo se estressam mais, são mais ansiosos, mais distraídos, tiram notas mais baixas, possuem um rendimento ruim no trabalho e podem até ter uma saúde pior.

Salve esta imagem no Pinterest para ler o post depois!
preguiça meditando

Como vencer a procrastinação, afinal?

Para saber como vencer a procrastinação, antes você precisa entender o porquê que você procrastina e como faz isso. Quando você sentir que está procrastinando, tente fazer as seguintes perguntas para identificar qual o motivo e anote em um caderninho:

  • Quais atividades que você tende a procrastinar mais e quais as crenças procrastinadoras que mais costuma ter?
  • Quais as desculpas procrastinadoras que você tende a dar mais?
  • Quais atividades você mais procura para se aliviar e fugir das tarefas que deveria estar fazendo?
Muitas vezes procrastinamos porque temos medo, seja o medo das consequências ou o medo de falhar, de não ser capaz. Porém, existem hábitos que podem ajudar até os mais procrastinadores a desenvolverem novas habilidades que vão auxiliar na produtividade:

1. Alivie a tensão do seu corpo antes de iniciar suas tarefas

É um grande erro achar que a solução para produzir mais é ficar 100% focado, sem descanso. Na verdade, ao abrir mão do descanso de qualidade, você estará sobrecarregando o seu cérebro e seu corpo. Isso significa que a tendência é haver então uma queda de energia, que consequentemente levará à queda de produtividade. Uma boa dica antes de iniciar suas tarefas mais extensas é fazer meditação. Clique aqui para conhecer 5 dicas para começar a meditar. Outra coisa super importante a se fazer para garantir o descanso de qualidade é ajustar seu horário de dormir e acordar.

2. Organize usa rotina

Ter planejamento também é essencial para a boa execução de qualquer tarefa, inclusive, você pode clicar aqui para baixar um Planner grátis e começar a organizar melhor a sua vida hoje mesmo. Os problemas citados anteriormente ficam muito mais fáceis de resolver se você tiver um planejamento que sirva como um guia. Fazer listas também é uma boa opção para ter maior controle sobre as atividades diárias.

3. Divida uma tarefa grande em partes menores

Fica muito mais fácil concluir uma tarefa grande e cansativa quando você entende que não precisa resolver tudo aquilo de uma vez só, mas que pode resolver uma pequena parte por dia.

4. Dê recompensas a si mesmo a cada tarefa cumprida

Comemore e se presenteie toda vez que você concluir uma tarefa, com pequenas coisas mesmo, como por exemplo um bombom, ou passar alguns minutos nas redes sociais. Ao fazer isso, seu organismo libera mais dopamina, dando cada vez mais satisfação ao realizar tarefas, e você terá mais energia para agir, pois sabe que será recompensado ao concluir cada etapa dos seus deveres. Esta é uma boa estratégia para treinar seu cérebro! Outra boa dica para administrar melhor o seu tempo de tarefas e pausas é usar a Técnica Pomodoro.

5. Tire de perto as distrações que atrapalham a sua produtividade

O celular é o campeão de distração e roubo de tempo. E não é só o foco no trabalho que você acaba perdendo ao mexer desnecessariamente no celular, como passa uma falsa ilusão de produtividade, pois mesmo parado você está em ação interagindo nas redes sociais ou jogando, por exemplo. Por isso, o ideal é deixar o celular longe de você por algumas horas a fim de garantir que você estará focado no trabalho.

6. Não seja tão rigoroso consigo mesmo

A autopunição não vai te ajudar em nada e pode piorar ainda mais os momentos de produtividade, pois você passará a não ver mais prazer nessas tarefas e sim só obrigação e castigo, provocando um efeito contrário do que se espera.

7. Pense no futuro

Quando a vontade de procrastinar vier, imagine que chegou o grande dia de entregar os resultados esperados e você não conseguiu terminar as tarefas que precisava concluir. É importante se conectar com a dor que você terá ao procrastinar para se sentir motivado a começar agora, evitando problemas no futuro.

Infelizmente, não aprendemos na escola a como criar um plano de ação para administrar melhor o nosso tempo e aumentar a produtividade. Para aprender a resolver essas questões, passamos a vida testando diferentes maneiras de administração do tempo e falhando na maioria dessas tentativas, por isso, ter autoconhecimento é essencial para saber seus limites e potenciais e ter uma noção do que funciona melhor para adaptar no seu dia a dia.

Se este artigo te ajudou a ter mais clareza sobre como vencer a procrastinação, faça uma boa ação e compartilhe para ajudar outras pessoas também!

Nenhum comentário

Postar um comentário