5 Dicas para começar a meditar

ilustração de mulher meditando em posição de lotus e estrelas no cabelo

Você já deve ter ouvido sobre a importância da meditação. Em 2020, muitas pessoas estão recorrendo a esta prática para tornar suas rotinas mais saudáveis. Reservar alguns minutinhos diários para meditar já é capaz de proporcionar calma e equilíbrio para manter a cabeça no lugar. 

Com todo os problemas que a humanidade está enfrentando neste ano de 2020, é importante driblar a ansiedade. Se as coisas ficarem mais difíceis e você sentir que precisa, busque ajuda! Mesmo em quarentena, existem muitos profissionais dispostos a atenderem à distância.

Segundo dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o país mais ansioso do mundo e que o povo brasileiro é um dos maiores consumidores de remédios antidepressivos e ansiolíticos. Devido a esta realidade, um número cada vez maior de pessoas está buscando medidas para controlar estes transtornos e a meditação é uma destas ferramentas.

Meditar é essencial, porém não é fácil adquirir este hábito, principalmente se tratando de pessoas ansiosas. No entanto, existem aplicativos ótimos que vão poder te ajudar a adquirir este hábito diário, além de também te ajudar a se concentrar através da meditação guiada, que é o meio mais fácil para começar esta jornada.

Já falei aqui no blog sobre a importância da meditação e dei a dica de 5 apps de meditação que podem te ajudar. Clique no link abaixo para saber mais:
5 Aplicativos de meditação que você precisa conhecer

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Talvez você já tenha se interessado por meditação, mas não saiba como começar, ou talvez pense que é algo muito chato ou muito difícil... Independente de qual tenha sido o seu impedimento para dar início a este hábito, com as 5 dicas a seguir ficará mais fácil começar a meditar:

1- 10 MINUTOS SÃO SUFICIENTES PARA COMEÇAR

Para quem deseja começar a meditar, 10 minutos bastam. Se você reservar 10 minutinhos por dia, já vai notar a diferença que alguns minutinhos de aquietamento e respiração direcionada podem proporcionar. Dentre vários benefícios, também irá notar a melhora do seu raciocínio e do sono.

2- DÊ OS PRIMEIROS PASSOS EXPERIMENTANDO ESTA PRÁTICA POR 7 DIAS

Assim como o ideal é começar separando somente 10 minutinhos para meditar, também é importante estabelecer um prazo curto de tempo para experimentar e ver como se sente. Sendo assim, se você firmar o compromisso de atingir a meta de 7 dias meditando por 10 minutos e se sentir melhor, certamente vai ter vontade de continuar aplicando esta prática em sua rotina. A constância te levará a obter resultados mais satisfatórios!

3-  DESCUBRA QUAL É O SEU MELHOR HORÁRIO PARA MEDITAR

A ideia é adaptar a meditação à sua rotina e não adaptar a sua rotina à meditação, até porque isso poderia ser mais estressante do que relaxante. Talvez o melhor momento para você seja logo após acordar, ou no intervalo do trabalho, ou antes de dormir... Experimente meditar em diferentes horários e descubra qual é o melhor para você.

4- EXPERIMENTE DIFERENTES AMBIENTES E ÁUDIOS

Para descobrir do que você gosta mais na hora de meditar, explore lugares e meditações guiadas com temas variados, sons de natureza etc. Você pode experimentar meditar na cama, no chão, no quintal, na varanda da sua casa, se não quiser fazer meditação guiada, pode tentar apenas com sons da natureza que você pode encontrar em aplicativos e no YouTube também.

5- APROVEITE O MOMENTO

Tirar uns minutos para olhar para dentro de si mesmo é algo que faz diferença nos dias de hoje. Aproveite o momento da meditação para se apreciar, para prestar atenção em sua respiração, nas batidas do seu coração e conectar-se com o seu interior. O objetivo é que esse momento seja o mais agradável e relaxante possível.

O hábito de meditar irá auxiliar na melhora da produção saudável de hormônios, na qualidade de sono durante a noite, irá relaxar o seu corpo, além de melhorar o funcionamento do sistema cardio-respiratório e inúmeros outros benefícios no seu organismo. Porém, para adquirir este hábito é preciso ter paciência e prática diária. Que tal iniciar este novo hábito hoje mesmo?

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