Como fazer cronograma capilar?


O cronograma capilar é uma espécie de agenda de tratamentos para recuperar cabelos danificados e manter os fios saudáveis. Apesar do nome parecer algo muito complicado, a maior vantagem é que você não precisará ir ao salão para cuidar das madeixas, todos os procedimentos podem ser feitos em casa com produtos facilmente encontrados. Isso significa que, seguindo esta rotina, você ficará mais linda e ainda poupará alguns dindins.A rotina é feita em três fases: hidratação, nutrição e reconstrução, que podem ser realizadas com máscaras específicas para cada necessidade e óleos vegetais nutritivos. Entenda a seguir um pouco mais sobre cada etapa.

HIDRATAÇÃO ANTES DE TUDO

A hidratação é fundamental para qualquer tipo de cabelo, desde os mais saudáveis até os totalmente danificados. É com ela que iremos repor a água e devolver o brilho e a maciez das madeixas. E eu nem preciso dizer que esse tratamento deve ser contínuo, não é mesmo? O ideal é você possa aprender a fazer o procedimento em casa e repeti-lo mais vezes no seu dia a dia. Dependendo da situação do seu cabelo, duas vezes por semana é o suficiente. Para isso, você precisará investir em uma máscara concentrada e aplicá-la nos fios úmidos durante o banho, depois do shampoo. Vale lembrar que o condicionador deve ser o último passo na hora da lavagem, pois ele fechará a cutícula do fio para preservar a hidratação.Dica: Para potencializar o efeito hidratante, você pode adicionar alguns gotinhas de óleo de argan à sua máscara e misturá-los.

NUTRIÇÃO PARA REPOR OS NUTRIENTES

Se a hidratação repõe a água e o brilho dos cabelos, a nutrição é a etapa responsável por alimentar o cabelo e repor os lipídios. A composição dos produtos nutritivos é rica em manteigas e óleos vegetais, geralmente combinados com componentes hidratantes. Portanto, é indicada para cabelos secos, ressecados e danificados por processos químicos. No caso dos cabelos crespos, que ressecam com mais facilidade, essa é a fase mais importante.Para fazer em casa é muito simples! Você pode colocar uma colher de óleo de coco (ou outro óleo vegetal de sua preferência) em um potinho, esquentar por 2 minutos no microondas ou forno, aplicar o óleo no cabelo seco e semi-sujo (mecha por mecha e até mesmo na raiz). Deixe o produto agir por 2 horas no cabelo para o couro cabeludo absorver todos os nutrientes, depois lave os cabelos normalmente. Nesse processo, é muito importante massagear o couro cabeludo, pois ajudará a circulação sanguínea e estimulará o crescimento dos fios saudáveis. Preste atenção! Este procedimento deve ser feito somente com óleo vegetal puro, não é para ser feito com óleo mineral. O óleo vegetal atua na fibra capilar segurando a hidratação do fio e seus nutrientes.

RECONSTRUÇÃO DE DENTRO PRA FORA

A reconstrução é a etapa que vai ajudar a devolver as proteínas aos cabelos que passaram por procedimentos químicos ou sofreram com queda e quebra. Você pode fazer o tratamento com máscaras concentradas reconstrutoras e também usando queratina líquida para fazer uma cauterização capilar mais profunda.O caminho para fazer a cauterização é um pouco diferente, pois você deve lavar somente com shampoo (de preferência anti resíduos), borrifar a queratina com ele ainda úmido por todo o comprimento dos fios e deixe o produto agir por 10 minutos. Para um efeito ainda mais potente, após o tempo de espera da queratina, use uma máscara de reconstrução de sua preferência e siga um passo a passo de comum de hidratação. Depois que esperar o tempo pedido pelo creme, enxágue os fios com água fria.

MONTE O SEU PRÓPRIO CRONOGRAMA CAPILAR

O que irá definir a ordem dos procedimentos são as necessidades dos seus fios, mas você sabe como identificar as necessidades atuais do seu cabelo? Se não, que tal aprender agora?
Pegue um copo (de preferência transparente), coloque um pouco de água e por último solte um fio de cabelo dentro dele.


Boiou? Então invista mais em hidratação.Nem boiou e nem afundou? É de nutrição que ele precisa.
Afundou? Então taca-lhe reconstrução.
A partir deste teste de porosidade você saberá do que o seu cabelo precisa mais e, a partir disso, irá montar o seu cronograma capilar.
Para facilitar, os processos para cada tipo de cabelo durante quatro semanas foram divididos. Ou seja, um mês inteiro de tratamento intensivo. Confira as categorias abaixo e veja qual é o cronograma mais indicado para você e organize sua agenda para levar o cronograma a sério.

Para cabelos muito danificados (ressecados, com pontas duplas e sem brilho)

1ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
2ª semana: nutrição - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução
4ª semana: hidratação - hidratação - nutrição

Para cabelos pouco danificados

1ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
2ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
3ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

Para cabelo saudáveis (sem coloração ou qualquer outro tipo de química)

1ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
2ª semana: hidratação - nutrição - hidratação
3ª semana: hidratação - hidratação - nutrição
4ª semana: hidratação - nutrição - reconstrução

Este artigo foi útil para você? Se sim, compartilhe com suas amigas e amigos. Aproveite e deixe um comentário dizendo a sua opinião e o quais outros posts que gostaria de ver aqui no blog.

5 comentários

  1. Oi
    Eu adorei o post 😊 sempre leio sobre tipos de cronograma capilar, mas nunca fiz nenhum... Preciso testar um cronograma 😉

    ResponderExcluir
  2. Tudo o que eu estava precisando! Ultimamente meu cabelo desandou de vez. Nada funciona! Vou usar sua dicas pra ver se a coisa aqui melhora!

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Achei essas informações sobre o cronograma capilar bem úteis, principalmente sobre esse teste com o fio para saber do que ele precisa. Eu preciso começar a montar meu cronograma e essa primeira opção parece ser ótima. Já anotei aqui, adorei!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Amei este guia , vai me ajudar muito eu já estava pensando mesmo em montar um para começar a cuidar mais do meu cabelo , amei :D

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas, tudo muito bem detalhado e mastigadinho. Parabéns pelo blog. Vou continuar conferindo as dicas por aqui.

    ResponderExcluir