7 coisas que nunca deveríamos publicar nas Redes Sociais


Você é do tipo de pessoa que adora compartilhar todos os acontecimentos do dia a dia nas redes sociais? Se a resposta for "sim", preste atenção nestas dicas sobre as 7 coisas que nunca deveríamos publicar nas Redes Sociais e saiba quais são os limites para evitar que pessoas mal intencionadas prejudiquem você.

1 – Quanto menos expor detalhes da vida melhor: 

Sabemos que é muito bom dividir algum resultado positivo da nossa vida. No entanto, é importante reservar registros mais íntimos, principalmente os que expõe outras pessoas, somente para os amigos mais chegados verem. Também não é uma boa ideia espalhar que teve um aumento de salário, uma nova promoção, que ganhou um presente caro... Principalmente se for compartilhar no modo "público", pois nunca se sabe a quem vai chegar suas informações e se alguém mal intencionado pode se aproveitar de alguma vulnerabilidade sua. Informações que revelam muitas coisas de valor, além de gerar a cobiça de terceiros, poderão ser usada para que seu nome ou sua imagem possa ser aplicado em algum golpe. Então, fica a dica, quanto menos informações pessoais postadas, melhor para a sua privacidade!

2 – Não exponha seu, número de telefone, endereço e evite ativar a localização de onde você está:

Algumas pessoas deixam o telefone e o endereço de suas residências no modo público em seus perfis nas Redes Sociais. Algumas pessoas também costumam viajar ou visitar algum lugar que julgam interessantes e a primeira coisa é compartilhar a sua localização ou mesmo, postar fotos do local onde está. Será que você consegue perceber os problemas que estas ações podem causar e o risco que a pessoa que faz isso pode estar correndo? O número de telefone, endereço e localização são informações muito pessoais e valiosas! Verifique agora mesmo se estas informações estão no modo "privado" em seu perfil e se não estiver, é bom colocar. Se houver alguém que esteja de olho na sua casa, saberá que ela está vazia quando perceber que sua localização, assim como poderá usar seu endereço e telefone para usar suas informações de maneira diversas maneiras maliciosas. Então, previna-se de pessoas mal intencionadas.

3 – Jamais compartilhe que está sozinho em casa:

 Algumas pessoas não conseguem dar um passo sem antes notificar em alguma rede social. Reforço o que já foi dito acima! Se você faz isso, talvez seja melhor parar de agir assim. Há quem comente com quem está acompanhado ou se está sozinho. Comunicar nas redes sociais que está sozinho ou mesmo que ficará sozinho em algum momento, pode instigar o interesse de pessoas de má índole, que podem se aproveitar desse fato para ter acesso mais fácil a sua casa. Cuidado!

4 – Não exponha conversas pessoais:

As redes sociais servem para debater ideias, trocar informações, entre outras ações. Tome cuidado para não esquecer que está em uma mídia social e transformá-la em um bate-papo repleta de conversas de cunho pessoal e ainda expor outras pessoas.

5 – É melhor NÃO inserir informações da empresa em que trabalha: 

Não é interessante postar comentários sobre a rotina de trabalho dentro de uma empresa. Muitas, inclusive, acabaram bloqueando o acesso as redes sociais para evitar que certos conteúdos acabem sendo expostos. Caso você não saiba, algumas empresas visitam os perfis de seus funcionários para fiscalizar o comportamento deles . Neste caso, tenha cautela sobre as informações que você anda compartilhando na web!

Eu mesma já vi um post em que uma amiga do meu Facebook resolveu detonar a empresa onde ela estava empregada. Adivinha o que aconteceu? Um funcionário da mesma loja viu, tirou prints e denunciou a atitude dela ao patrão. Não é nenhuma dizer que a mesma foi despedida da empresa, não é mesmo?


6 – Não compartilhe imagens ou mesmo conteúdos que estejam denigrindo alguma pessoa: 

 Sabemos que temos o direito de nos expressar, porém, mesmo que você concorde com determinado assunto, tenha o cuidado de se manifestar sobre ele. Alguns cuidados importantíssimos para se tomar ao manifestar uma opinião são:Não use palavras de baixo calão (palavrão);Não acuse alguma pessoa sem provas;Não use a imagem ou identidade de outra pessoa que não lhe deu permissão para isso.Caso contrário, você poderá ser acionado judicialmente sobre isso e responder processo por difamação e calúnia. Então, cuidado com os comentários, pois tudo que é dito, na internet ou não, precisa ser provado.

7 – Preste atenção nas imagens e vídeos postados:

 As pessoas costumam postar fotos que consideram engraçadas nas redes sociais, algumas até postam vídeos dançando, bêbadas, em situações estranhas, etc. Pois bem, estes mesmos arquivos de mídia podem acabar caindo nas mãos de seu chefe, de seus alunos, de seus colegas de trabalho, de outras pessoas do seu convívio... nem preciso dizer que são inúmeras as situações ruins onde estas postagens podem parar, se não forem bem interpretadas.

Estas são as 7 coisas que nunca deveríamos publicar nas Redes Sociais. Você já teve algum problema por ter publicado algumas destas coisas citadas em suas redes sociais? Tem mais alguma dica que considera valiosa para se proteger nas Redes Sociais? Deixe seu comentário!

Nenhum comentário

Postar um comentário