Como aumentar sua produtividade no blog?



Confesso que este artigo também serve para me lembrar dos erros que cometi e não errar mais no que se refere à produtividade. Sabemos que ser produtivo nos dias de hoje é complicado, porque existem inúmeros elementos para desviarem o nossa atenção e foco, um bom exemplo disso são as redes sociais. Se você tem um blog, acredito que aumentar a produtividade é um assunto que te interessa, então leia este post até o final e deixe seu comentário para eu saber se te ajudou, ok?

Determine uma rotina

Muitas pessoas acabam ampliando sua jornada de trabalho no blog e confesso que por muito tempo cometi este erro também. Sim, apesar de até parecer algo positivo, passar tanto tempo se dedicando não necessariamente significa ser produtivo. Não é um pecado passar até os finais de semana trabalhando no blog, mas pode acabar sendo bastante cansativo e te estressar mentalmente.Pode parecer chato e monótono fazer as mesmas coisas todos os dias, mas a rotina te ajudará a ter disciplina e organização. É essencial marcar os dias e os horários para criar posts, fazer divulgação e editar vídeos, mas é mais essencial ainda ser fiel à sua rotina. Dessa forma o seu blog cresce gradativamente e você não se estressa.

Fuja do estresse

Complementando a dica anterior, quando você passa tanto tempo trabalhando no blog, sem ter uma rotina definida, a estafa mental pode te fazer desanimar e até mesmo abandonar o seu blog. Percebe o efeito rebote que uma longa jornada de trabalho pode te causar?

Planeje hoje o que você precisa fazer amanhã

Nesta hora você precisa saber o que funciona melhor para você. Para algumas pessoas, a tática que funciona é programar uma agenda digital no celular, com outras pessoas um papel e uma caneta tem um efeito muito melhor. Hoje, eu anoto tudo o que preciso fazer no dia anterior e estabeleço como meta para o dia seguinte. Planejar o que precisa ser feito é essencial para que o seu dia seguinte seja mais produtivo. É importante planejar para que o seu dia seja produtivo e você consiga fazer o que precisa ser feito, pois sem metas diárias, ficamos sem rumo e estressados, acumulando preocupações desnecessárias.

Terceirize tarefas

Terceirizando as tarefas você terá mais tempo para focar em alguma parte do blog que necessita de cuidados, mas nem sempre isto será possível. No entanto, se você tiver colaboradores para te ajudar no gerenciamento das redes sociais, na divulgação, na edição de vídeos ou em qualquer tarefa que compromete a maior parte do seu tempo, as coisas fluirão bem melhor. Montar e treinar uma equipe pode levar o seu blog a outro patamar. Se você não tem uma equipe para te ajudar no desenvolvimento do seu blog e redes sociais, pode terceirizar outras tarefas do seu dia a dia com outras pessoas, como mãe, pai irmãos, amigos, colegas de escola ou faculdade etc, para combinarem as tarefas que serão divididas e os melhores horários para você. Desta forma você garante que todas as suas atividades estejam agendadas e programadas, sem surpresas e evitando estresse.


Não acumule muitas tarefas em um só dia

Na hora de organizar as tarefas e metas, um risco possível de acontecer é você calcular mal o tempo necessário para a execução das tarefas e acumular muitos afazeres para um dia só. Já falamos da rotina neste post, mas vale reforçar a atenção aqui porque o erro que muitas blogueiras é listar várias tarefas e acabar não focando em nenhuma ou não terminar as principais. Seu tempo será mais produtivo se você determinar um dia para cada tarefa, por exemplo: Escolha um dia para criar posts, agendar publicações nas redes sociais, outro dia para editar as imagens e assim por diante.

Fuja da Procrastinação

Este é um dos maiores erros das blogueiras e obviamente eu não me isento deste erro também. Este erro acontece muitas das vezes por conta dos erros mencionados acima. Adiar as tarefas, seja por qual motivo for, é um hábitos que impede muitos blogs de terem sucesso. Podemos dizer que o segredo das blogueiras de sucesso é a disciplina e o compromisso com o leitor. Não é nada produtivo assistir os stories no Instagram, ficar de papo furado no Whatsapp, verificar a caixa de e-mail de minuto em minuto etc, no momento que deveria ser reservado para trabalhar no blog.

Dê uma recompensa a si mesmo quando cumprir uma tarefa

Não precisa ser algo extraordinário, mas se você se der uma recompensa todas as vezes que realizar atingir suas metas, será mais fácil para obter disciplina. Não precisa ser algo extraordinário! Se você de ser um passeio ou uma sobremesa ou qualquer outra coisa que te deixe feliz, será muito mais gostoso e produtivo trabalhar em seu blog, além de favorecer muito o rendimento do seu blog.

Uma mente descansada é uma mente mais produtiva

Já aconteceu de você saber o que tem que fazer, mas parece que algo te prende, e não te deixa seguir em frente com suas tarefas? Comigo isso aconteceu inúmeras vezes. Este tipo de coisa acontece porque a sua mente está cansada e é um forte indicativo de que você precisa ter um tempo para desestressar e até mesmo ajustar as ideias. Ninguém consegue criar nada com o cérebro à mil por hora, então não se culpe e nem se puna por não conseguir ser tão produtivo nesses momentos. Descanse, reveja seus planejamentos diários e volte ao trabalho quando estiver mais com a mente mais descansada.Estas dicas foram baseadas em lições que aprendi na marra, baseadas em erros e acertos. Espero ter ajudado a aumentar a sua produtividade com o seu blog.
0 Comentários via Gmail
Comentários via Facebook

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.