10 Lições que aprendi com O Poder do Hábito

Título original: The Power of Habit
Traduzido em Português para: O Poder do Hábito
Autor: Charles Duhigg
Editora: Objetiva
Número de páginas: 408
Ano de lançamento: 2015
Gênero: Empresarial
Nota: ⭐⭐⭐⭐⭐ 5/5

Você pode comprar este livro aqui.

O poder do hábito, escrito por Charles Duhigg, tornou-se um livro muito popular em vários países. Ele se baseia em diversas teorias da neurociência para explicar como surgem os hábitos em nossas vidas e qual o poder que eles exercem sobre nossas decisões. Também explica como podemos mudar ou adquirir novos hábitos de maneira efetiva e consciente.

O autor também fala sobre as estratégias que as empresas usam para manipular o comportamento do consumidor e dá alguns exemplos de quando as empresas manipulam os nossos hábitos sem que percebamos. Além de oferecer grandes lições, o livro possui ainda um guia de ideias, para ajudar o leitor a colocar estes aprendizados em prática, no dia a dia.

1- Os hábitos funcionam como um looping

Imagine se o nosso cérebro criasse novos hábitos todos os dias. Isso seria extremamente exaustivo, além de conflitante e inviável. Para poupar tantos esforços, o cérebro só entende como hábito o que for repetido muitas vezes, durante um determinado período, dentro de um determinado padrão. A partir do momento em que você adquire um hábito, ele não desaparece, mas pode ser mudado, se você quiser.

Fazemos escolhas a todos os momentos. A rotina nos faz usar estas escolhas e atitudes em outras situações, mesmo que não tenhamos consciência disso necessariamente.

Segundo o autor, o loop do hábito acontece nas seguintes etapas:
  • A “deixa” – é uma espécie de gatilho que estimula o cérebro a identificar escolhas parecidas que foram tomadas anteriormente, que podem ser válidas na nova situação.
  • A “rotina” – é quando esta ação se torna frequente no seu dia a dia. Depois que um comportamento se torna um hábito, não é mais percebido como um problema e não nos frustrados frustrados com escolhas desconhecidas.
  • A “recompensa” – um estímulo que contribui para o cérebro memorizar determinada ação para um loop futuro. Veja que os hábitos têm uma função importante: de facilitar os mecanismos do cérebro.

2- A rotina é importante

Tente pensar na quantidade de hábitos que possuímos e como a nossa rotina é repleta de comportamentos automáticos. Temos hábitos muito antigos e resistentes, que só podem ser combatidos por novos hábitos, a partir de novas rotinas. Os novos hábitos nascem através da rotina. Ou seja, se você quer adquirir um novo hábito, precisa inserir em sua rotina.

Pode ser que você carregue hábitos antigos e prejudiciais, como por exemplo o sedentarismo. Neste caso, se você quer mudar seus hábitos de saúde, precisa inserir na sua rotina algumas horas de exercícios semanais e um novo cardápio em sua alimentação. Haverá um estranhamento no começo. Depois você terá consciência de que precisa se exercitar nos dias que determinou e que todos os dias tem que consumir alimentos saudáveis. Depois de um certo período, você não vai estranhar e nem pensar sobre estas ações, pois seu comportamento passa a entrar no automático e se torna um hábito.


3- Sempre é possível mudar

O livro também conta algumas histórias de pessoas que trocaram os hábitos e crenças ruins e mudaram de vida. Deixaram anos de frustração para traz, superando até mesmo a depressão e outros problemas físicos, mentais e financeiros. Ah, e não pense que para mudar os hábitos requer muito tempo! Dá trabalho mudar ou adquirir hábitos, mas muitas pessoas levam apenas meses ou semanas para mudar aquilo que não conseguiram durante anos.

4- Mudar traz consequências

É surpreendente o quanto um pequeno hábito pode interligar diferentes áreas da vida (relacionamentos, trabalho, saúde, amizades, lazer, metas, sonhos, etc.). A mudança de um pequeno hábito pode ocasionar em mudança de outros hábitos atrelados, gerando uma mudança drástica e de grande impacto na vida das pessoas.

5- Novos hábitos mudam o cérebro

Segundo o modelo apresentado pelo autor – deixa, rotina e recompensa – existe uma regra de ouro na mudança de hábito: utilize a mesma deixa, a mesma rotina e a mesma recompensa se quiser uma nova atitude seja um novo hábito.
Mudar os hábitos de maneira consciente é algo saudável. Os novos hábitos causam novas sinapses cerebrais e alteram todos os mecanismos do cérebro. 


livro o poder do hábito

6- Hábitos angulares são poderosos

O livro ressalta que os hábitos angulares são "hábitos mestres" e têm o poder de acionar uma série de reações na nova rotina das pessoas. Usando novamente como exemplo as atividades de exercícios físicos, podemos dizer que, se uma pessoa sedentária passa a ter uma rotina de exercícios físicos, outras coisas começam a mudar também, como a alimentação, a autoestima, a confiança, as relações interpessoais etc. Ou seja, um hábito angular (ou hábito mestre) desencadeia uma série de mudanças significativas em todos os aspectos da vida de uma pessoa.


7- Existe muito poder na força de vontade

Duhigg diz que, a força de vontade é um dos hábitos angulares mais poderosos, se não o mais poderoso de todos. Uma decisão positiva se torna um hábito automático, da mesma maneira que um hábito negativo também pode se tornar. Mas se você exercitar  a sua força de vontade como se fosse um músculo em seu corpo, consequentemente assumirá a posição criadora de sua própria realidade, escolhendo seus novos hábitos.

8- Cuidado com os pontos de inflexão

Segundo Charles Duhigg, os pontos de inflexão são acontecimentos que fazem com que as pessoas deixem de praticar os hábitos automáticos. Por mais que uma pessoa queira mudar seus hábitos, se houver falta de disciplina, distração ou procrastinação, torna-se impossível colocar seu plano de mudança em prática. O que te tira do foco e impede de atingir a mudança de hábito desejada é o ponto de inflexão e o que vence essas barreiras é a força de vontade. Ou seja, a força de vontade deve ser mais presente do que a inflexão em sua rotina, para que assim você possa então criar hábitos positivos.


9- Podemos mudar qualquer hábito

Alguns hábitos parecem ser impossíveis de serem mudados, não é mesmo? Mas a verdade é que, por mais impossível de ser mudado que um hábito pareça - como o hábito de vício, a dependência etc. -  ele pode ser mudado sim! Obviamente,  quanto mais complexo um hábito for, mais difícil vai ser de mudar, mas o primeiro passo para transformar um hábito negativo em positivo é decidir mudar. Ter consciência e a responsabilidade sobre a mudança de seus hábitos negativos é uma atitude super poderosa, que fará toda diferença em sua vida. 

10- O poder do hábito anda junto com a fé

A fé aqui não se trata necessariamente de um ato religioso, mas é sobre acreditar em si mesmo. Você saberá que tem fé em si mesmo quando perceber que tem fé no processo que escolheu e na mudança de hábitos. A fé alavancará seus novos hábitos e trarão transformações para a sua vida.

A maior conquista da evolução humana é a capacidade de ter consciência, refletir, ponderar e escolher. Porém, o cérebro humano também pode operar no modo automático e realizar comportamentos complexos sem nenhum pensamento crítico.

Transformar um hábito não é necessariamente fácil nem rápido. Nem sempre é simples. Mas é possível.
Charles Duhigg

Você pode adquirir o seu livro físico ou e-book para Kindle nos links abaixo:


O que você achou destas lições tiradas do livro "O poder do hábito"? 
 Adorarei ler o seu comentário!

7 comentários

  1. Nunca fui de ler livros de não ficção e autoajuda, acho um saco, o que gosto mesmo são livros de criatividade. Mas tem uma coisa que esse livro mostra e que concordo MUITO é a rotina.. Manter rotina é importante Porque assim você funciona..

    ResponderExcluir
  2. Criar hábitos é essecial para se estabelecer rotina. É interessante como o autor chama a atenção para um assunto evidente mais pouco falado que é a forma como a industria e comercio manipula nossos comportamento!
    Ótima dica de leitura!

    ResponderExcluir
  3. oi!
    Eu adorei!Preciso ler este livro é maravilhoso,eu tenho uma rotina e sigo sempre..

    ResponderExcluir
  4. Concordo que novos hábitos mudam o cérebro e que existe poder na força de vontade. Esse livro trás muitas lições boas

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?
    Fiquei encantada com as 10 lições que apresentou na postagem! Com o passar dos anos, as responsabilidades e as pressões que vem junto no pacote "vida adulta", me tornei uma fã desse tipo de leitura. Afinal, sempre temos muito o que aprender e, mesmo que já saibamos sobre o tema, sempre é bom reforçar um pouco mais... Ou até mesmo olha-lo de uma forma diferente. Vou aplicar as dicas que mencionou e ficar namorando esse livro. É incrível como as crenças limitantes nos impedem de alcançar o que nós realmente queremos, não é verdade? E às vezes, essas mesmas crenças, nos impedem de enxergar as nossas próprias limitações e o que pode ser prejudicial para a nossa vida... E que precisa ser mudado. Parabéns pela postagem, ficou super completa e pode ajudar muitas outras pessoas! Sucesso com o blog!
    Beijos da Escritora na Janela

    ResponderExcluir
  7. O livro parece ser interessante, adorei a dica. É muito bom poder criarmos uma rotina saúdavel que nos ajude com essa correria do dia a dia.

    ResponderExcluir