Diferença entre vegano e vegetariano

No que se refere à alimentação sem carne, muitas pessoas têm dúvidas sobre qual é a diferença entre o vegetarianismo e veganismo. Você saberia dizer o que classifica alguém como vegano ou vegetariano?

vegetais

Os vegetarianos não consomem nenhum tipo de carne, e, quando dizemos que não comemos carne, inclui frutos do mar também. Tendo isso como ponto principal em comum, dentro do vegetarianismo, existem algumas variações. Veja:

  • Ovolactovegetarianismo: Nesta dieta alimentar, não se come nenhum tipo de carne, mas o consumo de outros alimentos de origem animal estão liberados, como ovos, leite e seus derivados. 
  • Lactovegetarianismo: Como o nome já sugere, neste tipo de alimentação, o leite e seus derivados estão liberados. Esta dieta alimentar é tradicional na Índia, já que lá é proibido o consumo de carnes e de ovos.
  • Ovovegetarianismo: A alimentação ovovegetariana, além de excluir as carnes, também exclui o leite e seus derivados. Esta dieta alimentar é feita somente com alimentos de origem vegetal e ovos.
  • Vegetarianismo semi-estrito: Este tipo de alimentação exclui quase todos os alimentos de origem animal, liberando apenas o mel.
  • Vegetarianismo estrito: O vegetarianismo estrito não consome nenhum alimento de origem animal, inclusive ovos, mel, leite e seus derivados. Os veganos fazem parte desta dieta alimentar.
  • Frugivorismo: Esta é a alimentação mais radical entre os vegetarianos. Essa alimentação admite apenas frutos (incluindo cereais, alguns legumes e oleaginosos), mas muitos consomem apenas frutas.

Se você achava que os vegetarianos são todos iguais e fazem a mesma dieta alimentar, agora já deu pra entender que não, né? Mas qual é a diferença entre os vegetarianos estritos e os veganos, já que fazem uso da mesma alimentação? Veja a seguir:

Salve esta imagem no Pinterest para ler o post depois!
veganismo e vegetarianismo


Diferença entre vegetarianismo estrito e veganismo

O vegetarianismo corresponde à alimentação sem carne e sem derivados de animais e o veganismo, além de ter a mesma alimentação, também tem a ver com a luta ativa pelos direitos dos animais. Entre algumas das lutas dos veganos estão o combate ao circo com animais, os rodeios, os zoológicos, os testes em animais e outras causas, promovendo boicotes a empresas exploradoras de animais e não fazem uso de de cosméticos, roupas, produtos de higiene e qualquer outra cosa que explore animais.

Por onde começar a ser vegetariano?

A principal dica para se adaptar à alimentação vegetariana é ter o conhecimento das variedades dos alimentos e das combinações de receitas. Procure aprender algumas receitas vegetarianas e testar para implementar aos poucos na sua alimentação no dia a dia. Também é super importante que você procure um profissional da nutrição, de preferência um especialista em alimentação vegetariana/vegana para descobrir a melhor forma de substituir a proteína.

Como substituir as carnes?

Para substituir as carnes na alimentação vegetariana, o mais comum é usar os legumes, soja, grão de bico e outros alimentos. Mas, como já foi dito antes, é importante consultar um nutricionista para que a sua transição alimentar seja mais o equilibrada possível.

Ser vegetariano é caro?

Essa é uma das perguntas mais ouvidas por vegetarianos, mas a verdade é que a maior parte da alimentação vegetariana é muito mais em conta do que carnes e frutos do mar. Afinal, frutas, legumes, cereais e legumes custam incomparavelmente menos do que alimentação a base de carnes. Na alimentação vegetariana, os alimentos mais caros são os industrializados, como leites vegetais e o tofu, mas preparando esses alimentos em casa o custo sai menor.

Se você se interessou por alguma dessas dietas, consulte antes um médico e um nutricionista para saber como está sua saúde e qual plano de alimentação vegetariana mais adequada a se fazer.

Nenhum comentário

Postar um comentário