Faça você mesmo: 10 tendências de decoração em 2020

tendências de design de interiores, casa e decoração

Está decorando sua casa ou pensando em redecorar? As dicas deste post, com as maiores tendências de decoração para este ano, podem te ajudar nessa missão! Descubra, neste post, as 10 tendências de decoração para 2020!

Estou em fase de construção e decoração da minha casa e sei que muitos leitores do blog também estão e gostam de posts com dicas de decoração. Por isso, estou compartilhando minha pesquisa sobre as técnicas de decoração que serão mais aderidas em 2020. Já adianto que, além de contar com a chegada de novos itens, as tendências deste ano também contam com a volta de elementos que já fizeram história. Confira:

1- Urban Jungle

Plantas são sempre ótimas opções e dão uma cara nova ao ambiente, mesmo que você não tenha a intenção de pintar ou mexer na estrutura da casa.
floresta urbana, plantas

Dicas: 10 IDEIAS SIMPLES E BARATAS DE DECORAÇÕES COM PLANTAS

2- Padrões disruptivos, abstratos e geométricos

Os formatos assimétricos, que fogem de padrões retos e tradicionais, se tornaram tendência. Dá para ousar bastante, desde as paredes até tapetes, almofadas e outros itens com este tipo de design. Vale explorar as mais diversas combinações, sem medo de ousar, misturando listras, estampas geométricas poás e o que mais você quiser. Dê asas à criatividade!
estilo, design, padrão disruptivo, abstrato, geométrico

Dica 1: você pode dar uma cara totalmente nova à sua casa, apenas com uma ou duas latas de tinta! Para fazer padrões disruptivos ou geométricas, passe uma fita crepe no formato que desejar em sua parede (se a cor de fundo for branca, use fita crepe colorida) e brinque com as formas e cores!

Dica 2: Com uma lata de tinta própria para azulejos, também é possível dar o toque disruptivo ao revestimento de um ambiente, mas lembre-se de proteger os demais azulejos e o chão, ok?

Dica 3: Caso você não queira pintar a parede ou os azulejos de sua casa, também é possível adotar o estilo disruptivo com itens decorativos que tenham esse design, como almofadas, estampas de cortinas, tapetes, quadros e etc.

3- Paredes com quadros e colagens

As paredes com estilo de galeria estão com tudo este ano. Essa tendência, também conhecida como Gallery wall, traz uma pegada mais artesanal e você pode personalizar com colagens de figuras, quadros, desenhos, fotografias ou recortes. Essa decoração tende a prevalecer bastante em 2020.
colagens, fotos, molduras, quadros, figuras, parede galeria

Dica: Caso você queira pregar molduras na parede, uma boa ideia é cortar papel pardo no mesmo tamanho de cada moldura e colar com fita crepe, esquematizar onde vai ficar cada quadro. Desse modo, você não vai correr o risco de calcular mal o espaço ou de pregar um quadro no lugar errado. Veja o exemplo:
parede galeria passo a passo


4- Elementos naturais

Além de plantas, madeira e pedras estão com tudo, representando os elementos naturais na decoração. Essa tendência remete ao orgânico e busca quebrar o as características mais cinzentas e frias dos centros urbanos.
escandinavo, natural, pedra, madeira, palha

Dica: O estilo escandinavo segue bem essa proposta de utilizar elementos naturais na decoração. Os elementos naturais, assim como o estilo urban jungle, dão um ar de conforto e paz ao ambiente, combinando muito com um estilo mais minimalista.

5- Azulejos coloridos

Azulejos são praticamente atemporais! Os revestimentos de azulejos coloridos são uma grande aposta para predominar em projetos grandes ou pequenos em 2020.
revestimentos coloridos, abstratos geométricos

Dica: Seus azulejos estão em ótimo estado, mas você quer mudar a cor? Tem como fazer isso sem ter o trabalho e os gastos de retirar os azulejos antigos e colocar os novo. Com uma boa tinta, própria para azulejos, você conseguirá transformar aqueles azulejos, antigos e sem graça, em novos e coloridos.

6- Decoração monocromática

O branco é tradicional em decorações monocromáticas e dá certo em todos os ambientes. Porém, além da versatilidade do branco, outras cores terão mais presença em 2020, principalmente na decoração de cozinhas.
monocromático, decoração monocromática, uma cor só

Dica: As cores que serão mais usadas em cozinhas monocromáticas serão: vermelho, verde, azul. Porém, o importante é usar cores que te fazem bem. Não adianta pintar sua cozinha inteira com uma cor que você não gosta, só porque está na moda.

7- Tom sobre tom

O tom sobre tom é uma técnica que sempre funciona e vem com tudo em 2020. Destaca objetos para decorar ambientes, relacionando cores harmônicas sem que nenhuma se sobressaia mais que o necessário.
ton sur ton

Dica: Na verdade é muito simples aderir a esta técnica. É preciso combinar a parede com as cores da mobília e dos objetos decorativos, mudando apenas o tom. Exemplo: Se sua parede é azul claro, você pode colocar um sofá azul escuro e alguns objetos decorativos em tons médios ou alternando entre o tom da parede e do sofá.

8- Degradê

A técnica do degradê fica linda e ainda funciona como um ótimo recurso para deixar a decoração mais leve. Você pode transicionar os tons de maneira mais sutil e sombreada (ombré) ou de maneira mais marcada e reta. Inspirada pelo movimento do mar e da natureza e suas forças, esta técnica proporciona um ambiente mais calmo e agradável ao olhar, além de dar um toque mais versátil e criativo ao ambiente.
técnica, ombré, degradê

Dica 1: Para obter um efeito degradê sombreado, certifique-se antes que sua parede seja branca e que esteja limpa. Faça um teste com as tintas que deseja pintar, para ter certeza de que ficarão como você imaginou. Meça a parede com uma trena ou fita métrica e marque até onde irá cada cor. As duas cores começam sem diluição nas duas extremidades da parede, então você irá pintar a primeira faixa com a tinta em 100%. Deixe um espaço de aproximadamente 3 dedos entre a primeira faixa e a segunda faixa, que será diluída com tinta branca. Aproveite que as faixas estão com tinta fresca e mescle com um pincel e depois com um rolo umedecido com água. Vá para a extremidade de cima e faça o mesmo com a outra cor, até chegar a parte que você demarcou para fazer a transição de cores. No ponto de transição, mescle as duas cores com cuidado.

Dica 2: Você ainda pode adotar o estilo degradê, mesmo se não quiser ou não puder pintar as paredes! Um belo exemplo de peça degradê que você pode usar é a cortina. Se você não encontrar uma cortina em degradê, poderá comprar branca mesmo e customizar.

9- Curvas

As linhas retas dominaram a decoração e a arquitetura por muitos anos, mas agora chegou a vez de abrir espaço para as curvas. Curvas, círculos, linhas onduladas e contornos suaves vão estar presentes em objetos (como espelhos, lustres, mesas, sofás etc.) e também na estrutura de muitas casas e apartamentos. Logo, vai ser comum ver paredes sem quinas quadradas no mercado.
técnica, decoração curvas, círculos, tendência, 2020, pinterest

Dica: Você pode aderir ao estilo das curvas com azulejos arredondados ou em formato de escama para o revestimento das paredes, também pode fazer círculos com tinta em lugares estratégicos da parede, pode trocar os espelhos quadrados ou retangulares da casa para espelhos redondos... as ideias são inúmeras. Solte sua imaginação!

10- Móveis multifuncionais

Praticidade, conforto e funcionalidade nunca deixam de ser tendência, não é mesmo? Os móveis multifuncionais (que possuem mais e uma funcionalidade) ganharão destaque em 2020.  Então, se você vai mobiliar sua casa, pense com carinho em sofá-cama, cama com baú, escrivaninha retrátil e outros móveis que exercem mais de uma função.
móveis com mais de uma função, mesa, cama, escrivaninha

Dica: Fica difícil construir móveis multifuncionais se você não for profissional da marcenaria, certo? A ideia é medir bem os espaços da sua casa, analisar os tipos de móveis multifuncionais que você precisa para poupar espaço e pedir para um marceneiro profissional fazer. Com certeza valerá o investimento.

2020 está trazendo inúmeras possibilidades para projetos de decoração. Quais são as suas tendências de decoração favoritas? Comente abaixo qual destas tendências você mais gostou e não se esqueça de compartilhar este post com seus amigos!

4 comentários

  1. Essa escada do tom/sobre-tom ganhou meu coração!
    Os designs disruptivos também.. mto massa

    https://www.rapeizedinamica.biz For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou! *-*

      Obrigada pelo seu comentário. Volte sempre! <3

      Excluir
    2. Site de qualidade desse, claro que vou voltar ú_u com licença?! 🖤

      Excluir