10 Lições que aprendi com O Milagre da Manhã

Livro O milagre da manhã


Título original: The Miracle Morning 
Traduzido em Português para: O Milagre da Manhã
Autor: Hal Elrod
Editora: BestSeller
Número de páginas: 194
Ano de lançamento: 2012
Gênero: Autoajuda
Nota: 
Você pode comprar este livro aqui.


O milagre da Manhã – O segredo para transformar a sua vida (antes das 8 horas da manhã)

O livro foi escrito por Hal Elrod que, logo no início, conta sobre sua história de superação, após ter ficado entre a vida e a morte, devido a um acidente de trânsito, causado por de um motorista bêbado. Hal quebrou 11 ossos e teve danos permanentes no cérebro. Os médicos disseram que ele jamais voltaria a andar. Porém, após determinar que não seria uma vítima das circunstâncias, decidiu que faria o que fosse preciso para melhorar sua condição ao máximo que pudesse. Hoje, Hal Elrod é maratonista e palestra no mundo todo, explicando como um método simples de produtividade e desenvolvimento pessoal pode transformar a vida das pessoas.

Talvez você tenha conhecido O Milagre da Manhã pelo YouTube ou redes sociais, pois este método ficou muito popular na internet. Você pode até já ter visto algum post marcado com a hashtag "#5amclub" ou "#clubedas5", pois muitas hashtags e grupos foram criados para aproximar as pessoas que resolveram aplicar este método em suas vida. Mas será que você já sabe o que há de tão especial neste livro para tirar tantas pessoas da zona  de conforto?

Resolvi listar 10 lições que aprendi com O milagre da manhã, pois acredito que isto irá resumir melhor o que eu aprendi - e o que você também poderá aprender - com este livro.

1. Tenha uma rotina de desenvolvimento pessoal

A rotina básica apresentada pelo livro, consiste em:
  • Silêncio: Tire um tempo só para você realizar atividades silenciosas, como meditar, orar, refletir sobre algum assunto, etc.
  • Afirmações: Faça afirmações positivas para você mesma(o) todos os dias. Isso irá lhe ajudar no relacionamento com as pessoas, a lidar com seus medos, também irá melhorar a sua autoestima e transformar os seus hábitos e escolhas.
  • Visualização: Dedique um momento para visualizar os seus sonhos, metas e objetivos, o seu propósito de vida. Veja-se nas situações desejadas e sinta como se já tivesse alcançado tudo o que deseja.
  • Exercícios: Faça atividades físicas diariamente. É importante fazer isto logo pela manhã. Pode ser o exercício que preferir, como yoga, alongamento ou atividades mais intensas.
  • Leitura: Leia algo inspirador para começar bem o seu dia.
  • Escrita: Escreva sobre os seus pensamentos, sentimentos e reflexões. Crie um diário, faça listas com suas metas e sonhos.

2. Veja os resultados em todas as áreas da sua vida

Se você se pega reclamando que nunca sobra tempo para nada e que precisa ser mais produtivo, talvez o problema seja justamente a rotina que escolheu levar. Não custa nada mudar alguns hábitos para ter resultados mais positivos em todos os aspectos da sua vida, não é mesmo?
O método do Milagre da manhã fala sobre a importância de acordar mais cedo e ter 3 horas produtivas antes das 8 horas da manhã. Mas estas horas devem ser dedicadas ao seu bem-estar, pois é ele que você negligencia na correria da sua rotina tão acirrada. Acordar tão cedo parece um sacrifício, mas poderá se transformar em um hábito que modificará qualquer área da sua vida para melhor, justamente por visar primeiramente cuidar da mente e do corpo.

3. Aproveite melhor o seu tempo

Você poderia ficar dormindo mais um pouco ou simplesmente ir trabalhar. Mas ao adotar este hábito de acordar cedo e ter 3 horas antes das 8, você assume que está determinado a melhorar a sua rotina e ter opções mais leves e eficazes para cuidar de sua saúde – física e mental.

A vida é feita de escolhas, porém, algumas escolhas são irreversíveis. Você pode começar na próxima manhã a mudar a sua realidade, ou pode começar semana que vem, no mês que vem... ou nunca começar uma nova rotina. Mas tenha em mente que, se você não mudar seus hábitos, não poderá esperar por resultados diferentes.

4. Não queira ser perfeito, mas sim o melhor que você puder ser

Uma atitude importante ensinada pelo autor é “abrir mão da necessidade de ser perfeito”. Seja autêntico e ame-se do jeito que você é. O jeito que você trata a si mesmo determinará a forma como os outros te tratarão.

5. Torne as suas manhãs mais agradáveis e significativas

Pode não parecer, mas se você tivesse 3 horas só para você todos os dias, isso causaria um grande impacto em todas as áreas da sua vida. A proposta deste método é o auto-cuidado, mas automaticamente você passa a otimizar a sua rotina diária e ter ganhos ainda na primeira semana.

 Salve este pin para ler depois!
o agora importa mais do que qualquer outro momento

6. Não se contente com a mediocridade

Segundo o autor, "a maioria se conforma com uma vida de mediocridade, aceitando de forma passiva o que a vida lhes dá”, devido a isto, contentam-se com o resultado das suas emoções e conflitos. Porém, não precisa ser assim. Você pode determinar como quer viver sua vida, mas nada vai acontecer sem que você esteja pronto para dar o primeiro passo e encarar os desafios de escolher abandonar velhos hábitos e adotar novos.

7. Respeite suas necessidades e seus limites

O autor deixa claro que você pode adaptar a sua rotina conforme a sua realidade e necessidade. Porém, ele também deixa algumas sugestões muito boas para quem pretende iniciar a nova rotina e precisa de mais energia para levar a frente. Seja criativo e respeite as suas necessidades.
Conforme o próprio autor aconselha, você não precisa acordar às 5 horas da manhã necessariamente, principalmente se já tem que acordar cedo para trabalhar ou estudar. Porém, precisará ser criativo e responsável para adaptar sua nova rotina à sua realidade.

8. Valorize o que você já tem

O autor afirma que é importante amar a vida que se tem enquanto cria-se a vida que se quer. Não espere para viver melhor apenas quando a vida que você deseja começar. Valorize o que tem agora para ter mais no futuro.

9. A mudança começa internamente

Considerando que tudo começa dentro, pode-se afirmar que você já tem tudo o que precisa para realizar uma mudança positiva. O poder de escolha é o que faz o processo acontecer e isso significa que devemos parar de arrumar desculpas externas para não dar o primeiro passo em direção à mudança.

10. Você  pode mudar a sua vida

Por mais que os pequenos passos sejam pequenos demais e pareçam insignificantes, não desista! Se você está pronto para fazer mudanças em sua vida, em breve verá os resultados dos seus novos hábitos.

Minha experiência: 

Eu já acordava cedo antes de ler o livro, porém, agora que tenho uma rotina de desenvolvimento pessoal, fica mais leve e agradável acordar, de forma que já consigo acordar às 5h e às vezes às 6h, sem me sentir indisposta.

O começo dessa prática foi mais desafiador, mas agora que já passei do primeiro mês aplicando o método, sinto que estou aproveitado muito mais os meus dias, além de me sentir mais produtiva em minhas tarefas diárias.

 A maior dificuldade que tive foi quanto ao sentimento de "desperdício de tempo" que tinha quando não conseguia acordar tão cedo. Porém, agora eu já entendi que, de vez em quando, está tudo bem se passar um pouquinho da hora por ter ido dormir tarde. Como já se tornou um hábito, meu organismo já se acostumou a dormir e acordar mais cedo. Às vezes eu acordo antes do despertador tocar.

A proposta de meditar, fazer afirmações, revisar objetivos, escrever as metas e ler algo inspirador tem feito grande diferença na minha vida e até me ajudado a controlar a ansiedade.

Caso você ainda não tenha lido este livro e queira adquirir para o seu desenvolvimento pessoal, ou para presentear alguém, aproveite esta promoção da Amazon:



Se você já leu O Milagre da Manhã, conte sua opinião e experiência nos comentários! Estou curiosa para saber quais foram as lições que você aprendeu.

16 comentários

  1. Olá,

    Esse livro realmente parece ajudar muito para quem quer mudar alguns hábitos na vida. Eu quero muito comprá-lo para começar a aplicar algumas coisas dele. Essa parte de conseguir acordar cedo ainda é um grande problema para mim, então creio que esse livro vá me ajudar com isso. Essa coisa de não tentar ser perfeito também é algo que preciso fazer, pois costumo me cobrar bastante. Adorei essas 10 lições que você aprendeu, são ótimas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alice!
      Fico feliz por saber que você se interessou pela leitura desse livro. Espero que a aplicação deste método na prática seja tão útil para você quanto está sendo para mim.
      Obrigada pelo seu comentário. <3

      Excluir
  2. Ficas muito valiosas! Confesso que não conhecia esse livro, mas fiquei muito interessado na leitura depois de ver que ele guarda tanto conteúdo que é extremamente importante para nossa vivência. Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você gostou.
      Obrigada pelo seu comentário! :D

      Excluir
  3. Super dica, adorei a resenha e já o coloquei em minha Whist list, quem sabe nessa black friday? Amei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Eduardo! Se o preço dele já estava bom, na Black Friday vai estar MUITO melhor, com certeza.
      Aproveite!

      Excluir
  4. Uau!!!Nossa que história legal neh?! Eu particularmente tenho duas opniões sobre auto ajuda... ou eu amo o livro, ou eu largo logo ele... E pela sua resenha, (que está maravilhosa), esse vai entrar para a lista dos que eu amo!!! Pq não é só dicas (pelo que eu entendi), ele é um exemplo. É como a Sutil arte de ligar o Foda-se ( se não leu, leia)... Ele simplismente não te fala para levantar e ser feliz (quem tem depressão, como eu sabe como é dificil). Ele te exemplifica e mostra como cada dia é um desfio e inconcientemente mostra como é mais fácil se facilitarmos as coisas... E bom... desculpa ter falado tanto rs... mas realmente adorei a pegada do livro e sua resenha... vou comprar amanhã (black friday = livros baratos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Janaína, sua lindaaa! Que bom que você gostou. Espero que a leitura desse livro seja tão útil para você quanto foi para mim. O método abordado é bem simples e visa te ajudar a otimizar o tempo e tirar um tempo do dia para cuidar da sua saúde física e mental. Espero que você goste! <3
      E sim, eu já li "A sutil arte de ligar o foda-se" e amei também. Está entre os meus livros favoritos de auto-ajuda.
      Realmente, precisamos tomar cuidado com o que lemos. Depressão é uma doença cruel, que infelizmente não é levada muito a sério por alguns escritores, principalmente os auto-intitulados "coachs", que pensam ser possível vencer a depressão e a ansiedade apenas com frases de otimismo e motivação. Sabemos que não é bem assim, né? Eu também estou na luta contra ansiedade e depressão, então entendo a sua preocupação.
      Depois você me conta o que achou desse livro, ok?

      OBS: Eu amo comentários grandes. <3

      Obrigada! :3

      Excluir
  5. Olá Isa,
    Não li esse livro, mas acordo às 7h três vezes na semana para fazer atividade física.
    Achei interessante a importância da meditação. Recentemente, uma médica falou para meu marido meditar por causa da ansiedade.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. Adorei sua análise. Já estava com vontade de ler esse livro, mas agora eu até já encomendei. Comprei pelo seu link da Amazon mesmo, porque o preço está ótimo. Eu já comprei coisas pela Amazon antes e gostei muito! Eles entregam super rápido.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Oiee! Ja tinha ouvido falar desse livro e acompanhei um pouco dos desdobramento no insta, mas nao me aprofundei. Curti demais ler um pouquinho sobre ele aqui no seu blog. Realmente ter um tempinho para nós é importantíssimo e fazer alguns sacrifícios para tê-los faz parte da vida!

    Agora fiquei mais xuriosa pelo livro! Em breve vou pegá-lo para ler!


    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Ooooiiie \●/

    Estou a um bom tempo namorando esse livro. Com certeza é tipo de livro que estou precisando ler no momento.

    Adorei o post, Isa! <3
    UM beijo e uma excelente semana <3

    ResponderExcluir
  9. Oi! Eu já vi sobre esse livro em alguns lugares, mas não tinha visto mais a fundo sobre ele. Achei legal o fato dele ajudar a criar hábitos. Algo que, na minha opinião, nunca é ruim e ajuda muito. Por sinal, preciso muito disso, vou atras dele. Beijos
    https://almde50tons.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  10. Valorizar o que temos acho que é o mais importante desses que você elencou. A partir daí conseguimos desenvolver os demais, inclusive o de administrar melhor o tempo.

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bem? Comprei esse livro por indicação do meu namorado e estou gostando bastante. O que mais me chamou atenção foi criar uma rotina pela manhã. As vezes é difícil acordar cedo. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Infelizmente não é o meu tipo de leitura, mas o livro parece ter uma história emocionante e inspiradora.
    Fico feliz que após a leitura você tenha melhorado a sua produtividade pessoal.

    ResponderExcluir