Como fazer um Jardim Vertical

Jardins verticais, também conhecidos como Jardins Suspensos, são lindos e ideais para casas com pouco espaço para cultivo de plantas. Embora possa parecer algo caro e complicado de fazer, este artigo ensinará como pode ser fácil e barato fazer um lindo jardim vertical e manter a manutenção.

Veja também: 10 ideias simples e baratas de decorações com plantas

jardim suspenso pallet parede

Materiais para fazer um jardim vertical:

Para fazer um jardim vertical de pallet, você precisará de:
  • Pallet
  • Verniz marítimo
  • Tinta
  • Vasos
  • Abraçadeiras de nylon ou parafusos
  • Argila expandida
  • Manta Bidim
  • Plantas
como fazer jardim suspenso diy

Como fazer um jardim vertical - passo a passo:

Pallet
A primeira coisa que você precisa garantir é um pallet. Você pode encontrar pallets de graça no lixo ou em alguns depósitos que descartam. Mas também é possível comprar pallets por um valor bem acessível, principalmente se você procurar por pallets usados. Possuindo um pallet, retire a parte de trás, para que o suporte fique leve e não corra o risco de cair quando estiver suspenso. Você pode tirar a madeira de trás do pallet usando um pé de cabra, ou uma talhadeira e um martelo, mas tome cuidado para não quebrar a madeira! Depois de retirar a parte de trás do pallet, amasse os pregos que sobrarem com a ajuda de um martelo, pois estes pregos são responsáveis pela fixação da treliça.

Verniz marítimo e tinta
É importante preparar o pallet com tinta e verniz antes de transformá-lo em suporte para o jardim. O tratamento da madeira é essencial para proteger e garantir que ele não vai apodrecer rapidamente. Se você não quiser adicionar cor à madeira, use somente o verniz marítimo. O importante é não pular esta etapa tão importante e passar o verniz na frente, atrás e também entre todas as frestas.

Vasos
Outra parte importante para o seu jardim suspenso, é comprar vasos de plástico, de preferência do tipo que tem uma parte reta, em formato de meia-lua, próprio para jardim vertical.

Abraçadeiras de nylon ou parafusos
Para prender os vasos no pallet com segurança, você vai precisar de abraçadeiras de nylon ou parafusos. Alguns vasos já vêm com furinhos na parte de trás, outros não. Se desejar prender os vasos com abraçadeiras de nylon, você pode furar com uma furadeira ou com uma faca quente, por exemplo. Se preferir fixar os vasos com parafusos, meça onde será necessário furar com os parafusos, faça uma marca e insira os parafusos nos lugares certos para segurar cada vaso. Prender os vasos com parafusos irá facilitar a remoção dos vasos depois, caso você deseje.
Ah! Caso seus vasos não tenham furos na parte de baixo, é importante que você faça para que o excesso de água possa sair tranquilamente.

Argila expandida
Depois seguir todas as etapas acima, coloque uma camadinha de argila expandida no fundo de cada vaso. É importante que a argila seja a expandida mesmo, porque ela é mais leve e vai garantir que a estrutura do jardim suspenso não fique pesada.

Manta Bidim
Após colocar a argila, acrescente um pedaço de manta bidim, para evitar que fique saindo terra pelo fundo dos vasos e suje tudo.
Dica: Se seu vaso for muito pequeno, não coloque a argila expandida e deixe somente a manta bidim no fundo.

Plantas
Depois de ter seguido todas as orientações acima, é chegada a hora mais legal: A hora de colocar as plantas nos vasos. O jardim vertical é ótimo para plantar plantas ornamentais pendentes e até mesmo temperos. Coloque terra adubada no vaso, tomando uma distância de aproximadamente 2 dedos entre a a borda do vaso e a superfície da terra. 

Instalação
Por fim, é chagado o momento da instalação do jardim na parede ou muro. Opte por parafusos grandes e resistentes, que possam, suportar o peso do pallet e das plantas. Observe também se as plantas que você escolheu são plantas que gostam de sol ou de sombra, para fixar o jardim em um lugar apropriado.

Os jardins verticais são ótimos para cultivar mini horta e também para manter as plantas longe de crianças e animais, principalmente se forem plantas mais perigosas, que possam causar algum dano. Além disso, os jardins verticais ocupam menos espaço e são ideais para quem não tem quintal ou varanda espaçosos.

como fazer um jardim vertical passo a passo jardim suspenso

Se você gostou de saber como fazer um jardim vertical e conhece alguém que possa gostar dessa dica também, compartilhe!

Nenhum comentário

Postar um comentário