Blogger ou Wordpress?

blogger ou wordpress

Se você tem um blog, ou pretende fazer um, aposto que em algum momento surgiu a seguinte dúvida: Blogger ou WordPress, qual é melhor?

Quando se pretende criar um blog, uma das primeiras coisas que precisamos providenciar é a hospedagem, que é o serviço que manterá o blog funcionando, além de armazenar todo o seu conteúdo (fotos, textos, comentários etc).

Você pode optar por começar utilizando uma hospedagem gratuita - com recursos mais limitados-, ou uma hospedagem paga - mais profissional, que ofereça plugins de diversos tipos para facilitar sua vida-. Se você não quiser arriscar investir em uma hospedagem paga no início, a melhor opção é a plataforma Blogger.com, caso esteja disposto a investir em uma hospedagem mais profissional e completa, a melhor opção é o Wordpress.org.

LEIA TAMBÉM: Estratégias para blogueiros + Agenda de divulgação grátis!

ATENÇÃO: Existe uma diferença muito grande entre wordpress.com e wordpress.org! O wordpress.com oferece a opção de criar um blog gratuito também, mas é muito mais limitado que o Blogger. O ideal para criar um blog personalizado, com a possibilidade de trocar templates e instalar plugins, é o wordpress.org, mas para fazer uma conta nele você irá precisar de um domínio e de um plano de hospedagem. Clique aqui para adquirir hospedagem WordPress com SUPER DESCONTO!

BLOGGER


Vantagens:

  • É gratuito;
  • Oferece ferramentas gratuitas para instalar, como estatísticas e newsletter;
  • É fácil de usar e supera até o WordPress.com em vários aspectos;
  • Não fica sobrecarregado com a quantidade de visitas simultâneas;
  • Disponibiliza domínio gratuito com extensão .blogspot;
  • Disponibiliza templates que podem ser editados;
  • Integrado com o Google Adsense;

Desvantagens:
  • Não existe uma pasta de lixeira, então, se você apagar um post por engano, pode chorar, porque não vai conseguir recuperar;
  • Os templates gratuitos oferecidos pela plataforma são limitados e muito simples;
  • Não existem maneiras de fazer backup automático do blog.
Com certeza, a plataforma Blogger é a melhor opção dentre as plataformas gratuitas e não somente por causa da facilidade, mas também no que diz respeito à SEO (otimização para mecanismos de busca) e à possibilidade de lucrar por meio do AdSense, que já é integrado à plataforma. Não conheço nenhuma plataforma gratuita para blog que permita monetização por meio de AdSense ou outro serviço de publicidade parecido.

WORDPRESS

Conforme já expliquei acima, existe uma enorme diferença entre o wordpress.com e o wordpress.org. Como aqui o objetivo é ter um blog profissional e de sucesso, é sobre o wordpress.ORG que iremos falar.

Vantagens:
  • Oferece várias opções de ferramentas e personalização;
  • Você pode criar sites profissionais e até lojas virtuais usando WordPress.
  • Disponibiliza diversos templates gratuitos;
  • É possível fazer praticamente qualquer coisa usando os plugins;
  • Fácil de otimizar;
  • Oferece alta segurança contra invasão de hackers, contra spam e vírus.

Desvantagens:
  • É necessário ter algum conhecimento técnico, mesmo que mínimo;
  • Para quase tudo é necessário instalar plugins, o que pode consumir muitos Gigabytes do plano de hospedagem que você contratou e deixar o site pesado;
  • Dependendo do plano de hospedagem contratado, o blog não suportará muitas visitas simultâneas e pode cair (ficar fora do ar) algumas vezes.

Se você quiser algo mais profissional, a melhor opção é a plataforma Wordpress. Existem alguns sites que vendem o serviço de hospedagens Wordpress. Dentre as opções existentes, a hospedagem compartilhada e a direta pelo WordPress são as mais baratas. Para quem está começando a criar um blog pelo WordPress, não é muito vantajoso começar pelos serviços mais caros. Você pode começar pelas opções mais baratas e, caso sinta necessidade, migrar para um plano com servidor dedicado quando o seu blog estiver maior e recebendo mais visitas simultâneas.

O serviço que eu sempre indico é o da Hostgator, que além de oferecer ótimos preços com descontos, também oferece um suporte técnico online muito bom que funciona 24 horas, 7 dias por semana. Compare os preços clicando aqui!

Resumindo:

blogger ou wordpress qual é o melhor

Se você é iniciante na blogosfera e não quer investir por enquanto, ou se você não for iniciante, mas só pretende usar ferramentas básicas, Blogger é a sua opção ideal e atenderá muito bem as suas necessidades.

LEIA TAMBÉM: 13 Dicas para blogueiros iniciantes

Se a sua intenção é criar um site muito grande, com diversos recursos, como e-commerce, as funções do WordPress serão importantes para você. Estas funções (como plugins, por exemplo) não estão presentes no Blogger. No WordPress o que não vai faltar são opções de personalização, mas em alguns momentos será necessário ter um pouco de conhecimento técnico e, se você não tem, precisará da ajuda de um profissional.

Você é do time Blogger ou do time Wordpress? Qual dessas plataformas você achou mais vantajosas para a sua necessidade? Deixe seu comentário!

4 comentários

  1. Legal saber q o SEO do WordPress é ligeiramente melhor... E a questão de fazer uma loja virtual tbm. No Blogger fazer loja é mais complicado

    https://rapeizeliteraria.blogspot.com/ For digital entertainment and goood reading

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lincoln! O WordPress acaba levando a melhor porque oferece a opção de usar plugins próprios para SEO. Isso torna o processo de otimização mais fácil e rápido.
      Ao contrário do que muita gente pensa, é possível sim otimizar o Blogger, mas não existe uma variedade de recursos oferecidos pela plataforma e o processo acaba não sendo tão fácil quanto no WordPress. Inclusive, dependendo de onde você resolver mexer, se cometer algum erro na configuração por não ter conhecimento técnico, pode acabar ferrando de vez a otimização do blog.

      Quanto a e-commerce, o Blogger não oferece este recurso, infelizmente. :/ Neste caso, a melhor (e mais segura) opção é o WordPress mesmo.

      Obrigada pelo seu comentário! ^^

      Excluir
    2. Humm.. entendi, entendi.. é um dilema do desenvolvimento web e programação, mesmo.. às vezes a linguagem te permite fazer muita coisa ela mesma, às vezes ela tem limitações e é necessário baixar novas bibliotecas(libs) pra resolver os problemas. Quem sabe um dia eu migre pro WP
      Resposta geminiana - adooro hahuahua

      Excluir
  2. Ótimo artigo! Difícil de achar um comparativo entre essas duas plataformas mais atual. Acho uma pena que não há um suporte melhor para e-commerce, mas mesmo assim dá para adaptar usando códigos como os do PagSeguro na fonte da página. Algo que não gosto no blogger, nessas duas décadas que venho usando, é a visualização pelos celulares, que não tem uma lista das sub-páginas, sendo útil mesmo só para visualização cronológica das postagens. Ainda estou tentando encontrar alguma alternativa para contornar esse problema, sem precisar deixar a plataforma, que me agrada bastante.

    ResponderExcluir