Hidratação caseira com amido de milho funciona?


Sempre que encontrava posts relacionados a hidratação caseira com amido de milho eu ficava na dúvida se isso realmente funciona. Finalmente, resolvi testar e trouxe algumas observações para colocar em pauta.

Está sem tempo? Dê um Pin nesta imagem para ler o post depois.

A primeira grande observação que preciso fazer aqui é que as receitas caseiras não têm a mesma tecnologia dos produtos de laboratórios, então é óbvio que não vai ter "milagre", mas se você souber usar os ingredientes a seu favor, pelo menos uma mega hidratação você irá garantir para os cabelos.
Vi muitas receitas onde as meninas colocam leite ou creme de leite na misturinha, mas fiz uma pesquisa e não foi nada difícil de achar médicos especializados em pele dizendo o quanto o leite e o creme de leite no cabelo poderiam atrapalhar, por terem PH diferente / incompatível com o nosso PH natural. Não saia misturando tudo o que achar na cozinha sem nenhum critério, porque isso pode prejudicar ainda mais a situação dos fios e também do couro cabeludo.

Antes da receita, meu cabelo estava assim:

A minha câmera não é boa, mas acho que deu para notar que os fios estão desalinhados, e que as pontas estão ressecadas e quebradiças nesta foto, né?

Ainda não estava lavado. Tirei foto com ele sujo e seco para mostrar como estava o aspecto dos fios antes. Antes de lavar, eu fui preparar a receita para que ela fosse esfriando enquanto eu estivesse lavando a cabeça.

Receita:

  • 100 ml de água
  • 2 colheres de amido de milho (qualquer marca)
  • 1 colher de sobremesa de óleo de coco
  • 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação capilar de sua preferência
  • 2 colheres (sopa) de Soro Fisiológico

Modo de fazer:

Em uma panela (de preferência de teflon), coloque a água e o amido de milho. Mexa com uma colher de pau ou uma espátula de silicone até obter uma consistência de mingau. Passe para um recipiente de vidro e acrescente o óleo de coco, o creme e o soro fisiológico. Misture bem, até obter uma consistência homogênea e aguarde esfriar.
Dica: Enquanto esfria, faça como eu e vá lavar os cabelos com um shampoo de sua preferência.

Agora, vamos esclarecer algumas coisas sobre os ingredientes da receita?

O amido de milho

O amido de milho ou maisena, como é popularmente conhecido (sim, é maiSena. Maizena com "z" é nome de marca) não faz efeito se usado sozinho no cabelo, por isso a importância de se usar o creme de hidratação e os outros ingredientes da receita, pois o amido vai potencializar o efeito dos outros produtos. Além disso, ele ajuda a selar as cutículas do cabelo, ajudando a manter a hidratação nos fios.

A máscara capilar

Depois de falar sobre o amido de milho eu nem preciso mais explicar o motivo do creme / máscara de hidratação, não é mesmo? Então escolha um bom creme para usar nesta receita para garantir um efeito incrível.

O óleo de coco

Caso alguém ainda tenha dúvida sobre os benefícios do óleo de coco, vou dizer alguns deles, que são:
Reduz o frizz, o ressecamento dos fios, deixa os fios mais fortes e resistentes, possui propriedades antifúngicas e antibacterianas, forma uma camada protetora contra danos externos, hidrata profundamente e retira o aspecto opaco, quebradiço e ressecado. Ah! Embora nesta receita a gente não passe a mistura diretamente no couro cabeludo, o óleo de coco melhora a circulação sanguínea, a saúde do couro cabeludo e auxilia no crescimento dos fios, então, se você quiser testar estes efeitos, use-o separadamente em outro momento.

O Soro Fisiológico

Como eu já disse em outros posts aqui no blog, o soro fisiológico é maravilhoso, pode sim ser usado no cabelo e, além da maciez e de bloquear a produção excessiva de oleosidade, vai reduzir os frizz.

Sobre a máscara hidratante que usei:

Antes de começar a falar sobre a máscara que usei, é importante avisar que este post NÃO contém publicidade paga.
O creme que eu usei foi uma amostra que ganhei da perfumaria onde compro meus produtos de cabelo. O nome da máscara é Infarto dos fios, da marca Lanox, fabricada pela TriHair. É uma máscara de restauração que possui Colágeno, Queratina, Elastina, D- Pantenol e Karité em sua composição. Já havia testado este produto antes separadamente e confesso que não esperava que ele fosse dar o efeito que deu na minha juba, mas, para a minha surpresa, ele diminuiu o volume e o frizz do meu cabelo, também deu brilho e maciez. O perfume do creme é forte e fica por muitas e muitas horas no cabelo. Pra vocês terem uma noção, estou escrevendo este post no dia seguinte à hidratação, mas o perfume da máscara sobressaiu a todos os outros produtos que usei nesta receita caseira e ainda estou com o cheirinho dele nos cabelos.
Não posso dar uma opinião muito embasada e concreta sobre este produto, porque só usei o creme de hidratação e não testei a linha inteira para saber como um passo complementa o outro e o resultado final de todos eles, então, minha opinião sobre a linha Infarto dos fios se detém ao que pude comprovar somente com o uso da máscara, que por  sua vez me causou um impacto positivo.
Se você já usou essa linha completa da Lanox, deixe um comentário com sua opinião!

A segunda observação que tenho a fazer aqui é: Em hipótese alguma passe a mistura desta receita quente no cabelo! Além de aumentar ainda mais a produção de oleosidade no couro cabeludo, também pode fragilizar os fios, então é terminantemente importante que você espere a receita caseira esfriar.
Depois de ter lavado o cabelo e retirado o excesso de água, passe a mistura no cabelo evitando a raiz e massageando bem as pontas. Após isso, pode colocar touca plástica ou térmica e aguardar de 40 minutos a 1 hora para retirar o produto, pois como eu disse no início do post, os ingredientes caseiros não têm a mesma tecnologia dos produtos de laboratórios, então não fazem efeitos instantâneos e você precisa ter um pouco mais de paciência para ver os resultados.
Após o tempo de pausa, retire todo o produto dos cabelos com água, em seguida, passe o condicionador de sua preferência e retire todo o produto dos fios. Seque como de costume.

Resultado:

Este foi o resultado sem nenhum produto no cabelo e sem finalizar com escova ou chapinha.
Compare:

 Minha opinião: 

Embora meu cabelo esteja descontrolado por causa da pausa que estou dando com a progressiva, creio que é possível perceber que os fios ficaram mais alinhados e brilhantes (apesar da minha câmera não ser das melhores). Fiquei satisfeita com o resultado, até porque eu não acreditava que iria funcionar. Os fios ficaram mais encorpados, meu cabelo ganhou mais movimento, ficou mais macio e achei que a cor ficou mais viva também. Assim que enxaguei, senti como se um peso tivesse saído da minha cabeça, porque os fios ficaram com menos volume, muito leves e soltinhos. Deixei secar naturalmente e não usei nenhum produto de finalização, não fiz escova e nem chapinha.

Você já testou alguma hidratação caseira com amido de milho? O que achou do resultado? Deixe seu comentário porque eu quero saber sua opinião.

16 comentários

  1. Olha, hidratação com amido de milho é uma das minhas preferidas porque alinha meus fios, dá brilho e ajuda no efeito liso. Agora misturando o soro fisiológico eu nunca fiz.. irei testar para ver a diferença.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siiiim! A hidratação com maisena é ótima até para dar um UP no efeito da progressiva, no caso de quem faz. O soro ajuda a selar, reduzir o frizz e dar mais brilho também. Eu gostei bastante do resultado.

      Excluir
  2. Já testei e deu super certo comigo! Amei o post.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, ficou muito brilhante! Adorei a dica! Nunca testei essa receitinha, mas já fiz algumas com babosa e óleo de coco. Acho que testarei trocando o soro por d-pantenol, que é um produtinho que gosto muito para hidratar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A câmera que usei para tirar essas fotos não é boa e não foca muito bem, mas se deu para notar diferença eu já fico feliz. hahaha
      Mas acredito que a maior diferença é notada ao toque, sabe? Pelo menos eu senti os fios mais fortes e macios, sendo que antes ele estava muito opaco e com as pontas ralas. Ah, e o D-Pantenol é ótimo mesmo, vai ser uma mega hidratação. <3

      Excluir
  4. Que top essa receitinha caseira capilar. Seus cabelos realmente ficaram alinhados e lindos. Realmente é uma ótima dica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu estava me desintoxicando da progressiva e o cabelo estava muito ralo e ressecado, mas o efeito dessa receita caseira me ajudou a fortalecer o fios e deixá-los com mais movimentos neste período de transição. ^^

      Excluir
  5. Eu ando testando esta solução, o que eu notei é que o resultado é bem melhor com aquelas máscaras em tubos (tipo pantene 3 minutos), onde se deixa 15 minutos. No meu caso ficou mais brilhoso e desembaraçou com mais facilidade.
    Fiz com hidratante também, mas não gostei do resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O resultado dessas ampolas é realmente incrível! Faz uma mega hidratação em pouquíssimos minutos. Que pena que a sua máscara hidratante não deu o mesmo efeito da ampola... talvez seja o tipo de creme que você usou, mas por via das dúvidas é melhor continuar usando as ampolas mesmo. ^^

      Excluir
  6. Já li uma vez que esses produtos de cozinha são bons sim para o cabelo, mas que eles não são preparados para serem utilizados desse modo, então geralmente as moléculas deles são muito grandes e não conseguem penetrar nos fios.

    Mas existem muitos produtos naturais que conseguem. Vale a pena pesquisar e tentar ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os produtos de cozinha não foram feitos para serem usados como cosméticos mesmo, por isso, quando fizer uma hidratação capilar com ingredientes caseiros é necessário misturar a um produto feito exclusivamente para o cabelo. Nesta receita eu uso uma máscara hidratante bem potente e acredito que, por esse motivo, vi bons resultados. Se passar o amido sem o creme não vai adiantar de nada mesmo. É importante frisar bem isso. ^^
      Beijos! <3

      Excluir
  7. Amo essa hidratação. Fiz a algum tempo já. Mas obtive um resultado bastante satisfatório. Vou fazer novamente. Obg pela dica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo seu comentário, Dany! Tenta fazer acrescentando o soro fisiológico e óleo de coco para ver se gosta do resultado e depois volta para dizer o que achou!^^
      Um beijão, querida! <3

      Excluir
  8. Foi uma das únicas hidratações caseiras que fiz e deram certo, não sou muito fã dessas receitas! Achei linda a cor do seu cabelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa! :( Mas você usou com um bom creme hidratante na mistura, Stéfani? Porque é como eu disse anteriormente, não adianta fazer apenas a mistura com os produtos caseiros (de cozinha) e não acrescentar o único ingrediente que foi exclusivamente desenvolvido para o cabelo. A gente testa estas receitas, mas realmente é muito mais prático usar um produto que já saiu do laboratório prontinho pra ser usado no cabelo, não é mesmo?
      Obrigada pelo seu comentário e pelo elogio também, sua linda! <3
      Beijos! ^^

      Excluir