Desafio: 30 coisas para fazer antes dos 30


O desafio "30 coisas para fazer antes dos 30", já é conhecido há bastante tempo na internet e talvez você já tenha lido a lista de outras blogueiras também. Sabemos que envelhecer é um dos efeitos colaterais de se estar vivo, não é mesmo? Não tem porquê se envergonhar da sua idade, o que importa é se você soube aproveitar bem os seus anos de vida. Mas se você já passou dos trinta anos e sente que não aproveitou, calma! Nunca é tarde para aprender coisas novas, se reinventar, ousar... Então que tal começar a realizar os objetivos da sua lista também?

Resolvi colocar itens que considero muitíssimo importantes para além dos 30 anos e que eu realmente pretendo cumprir antes de chegar lá. Espero que você possa se inspirar nesta lista e até tentar fazer alguns desses desafios que achar mais interessante também.

Desafio: 30 coisas para fazer antes dos 30

  1. Cuidar da pele: Se você quer manter sua pele jovem e bem cuidada, é bom manter umas rotina de cuidados com a pele. Usar o protetor solar, tirar a maquiagem antes de dormir e beber bastante água, são cuidados básicos e essenciais para carregar uma pele bonita dos 30 anos.
  2. Se alimentar bem: Beber mais água, rever a sua dieta alimentar e fazer uma avaliação do que você anda consumindo vai fazer muita diferença em sua vida. Já parou para pensar que muitos dos alimentos que você consome foram inseridos em sua vida de forma automática e muitos deles você tem consciência de que faz mal, mas consome assim mesmo? Que tal tomar este item como um desafio e mudar sua alimentação para melhor?
  3. Reduzir o consumo de açúcar: Talvez este seja o maior desafio para as "formiguinhas" de plantão, mas este passo fará toda diferença a longo, médio e curto prazo na sua vida, acredite! O açúcar, consumido em excesso, envelhece a pele e causa rugas, mas este é o menor dos problemas que o excesso de açúcar pode causa à sua saúde.
  4. Ter um hobby: Tenha um hobby que você ame e que possa fazer por puro prazer. Pode ser pintura, ballet, escrever... não importa o que seja, desde que você ame e continue fazendo mesmo depois dos 30. Faz bem para a mente e para a alma. Se joga!
  5. Ir ao cinema sozinha(o): Pode parecer estranho fazer algo que antes você não costumava fazer sozinha, mas esta experiência pode ser muito satisfatória e libertadora. Experimente esta sensação de independência pelo menos uma vez antes dos 30 e perceba que sua própria companhia já basta.
  6. Aprender um outro idioma: Aprender outros idiomas vai fazer toda diferença na sua vida, não só no aspecto profissional, mas também no sentido cultural, além de exercitar seu cérebro e manter ele sempre jovem.
  7. Criar hábito de ler diariamente: A prática da leitura é um ótimo exercício para manter o seu cérebro ativo. Além disso, você estará adquirindo mais conhecimento e aumentando as palavras do seu vocabulário.
  8. Parar de se comparar com as outras pessoas: Procure preservar sua mente dos bombardeios contra sua autoestima (principalmente se já não for alta). Somos pressionadas o tempo todo a modificar nosso corpo ou comprar coisas - que nem precisamos - para chegar a um padrão de beleza inalcançável de beleza. Após os 30 anos, o metabolismo muda, as marcas de expressão começam a aparecer, o cansaço começa a aumentar... Então, ao invés de se sentir péssima ao se comparar com imagens cheias de Photoshop, que tal fazer um novo curso, ou uma aula de boxe, yoga ou qualquer outra coisa que te faça bem?
  9. Adotar um pet: Adote um gato ou cachorro, depois adote mais um e mais um... o amor e a gratidão que os bichinhos nos dão não tem preço.
  10. Tingir o cabelo com uma cor fora do usual (verde, azul, vermelho ou rosa): Todo mundo merece uma mudança radical no visual ao menos uma vez na vida, não é mesmo? Pintar o cabelo com uma cor fantasia pode ser divertido e ainda levantar sua autoestima, mas é lógico que, se você não curte esse tipo de mudança, não faz sentido embarcar nessa ideia. Mude o cabelo do jeito que for mais confortável para você.
  11. Fazer uma viagem com os pais: Você já parou para pensar em quanta coisa os seus pais já deixaram de fazer por sua causa? Então agora é hora de retribuir de uma forma legal. Organize uma viagem para um lugar onde eles sentem vontade de ir e realize esse desejo com eles.
  12. Fazer uma viagem sozinha: Ok, este desafio aqui requer mais coragem, mas a sensação de independência e liberdade vai ser tão incrível que você vai querer repetir essa experiência outras vezes.
  13. Ser legal com você mesma: Não se cobre tanto. Passamos a vida inteira recebendo cobranças e mais cobranças da sociedade e acabamos internalizando essas cobranças padrões, tendo muita frustração como resultado e até doenças psicológicas. Entenda que não existe um padrão de perfeição alcançável e até quem parece ser perfeito não é. A sua perfeição está no seu jeitinho único de ser, de agir, de pensar... mudar é sempre bom, mas que seja por escolha sua e não por imposição de outras pessoas.
  14. Realizar um trabalho voluntário para ajudar alguma causa social: Faça uma boa ação e ajude em alguma causa social. Se pensar nas vidas que você pode mudar não for o suficiente, pense na recompensa interna e satisfação que você terá por ter feito algo louvável para ajudar pessoas com condições menores que as suas. No final, todo mundo pode sair ganhando e você terá mais orgulho próprio por ter feito algo bom.
  15. Cantar em um Karaokê: Este é um desafio e tanto pra muita gente tímida, mas também pode proporcionar uma sensação libertadora. Afinal, a vida é curta demais para se ter vergonha de cantar em público, não é mesmo?
  16. Aprender a respirar corretamente e criar o hábito de meditar: Nem preciso falar da importância de meditar, não é mesmo? Afinal, todo mundo já sabe dos impactos positivos que este hábito pode causar na vida das pessoas. Mas talvez você esteja pensando "se tem uma coisa que eu tenho certeza que sei fazer, essa coisa é respirar", mas que tal fazer um teste agora mesmo? Inspire e respire profundamente e preste atenção em sua respiração. Fez isso? Se você levantou os ombros ao inspirar e abaixou os ombros ao soltar o ar, com certeza está respirando errado. A correria e estresse do dia a dia nos mantêm em constante estado de alerta e nos acostumamos a respirar de maneira mais curta, sem preencher o pulmão. Meditar diariamente, fazer yoga, canto e até de teatro, vão te ensinar a respirar da maneira certa e agregarão outros benefícios à sua vida também.
  17. Cuidar de plantas: Cultivar plantas, além de promover mais oxigênio para a sua casa e filtrar o ar, também pode funcionar como uma terapia. Isto deixou de ser um empecilho até para quem tem pouco espaço ou pouco tempo para cuidar, já que existem plantinhas que não precisam ser regadas com muita frequência. Como bônus, elas ainda promovem um visual muito lindo à sua casa ou jardim.
  18. Aprender a cozinhar comidas diferentes: Já parou para pensar que sair da mesmice na cozinha pode ser até mesmo a descoberta de um novo hobby favorito? Além disso, aprender a cozinhar vai garantir que de fome você não vai morrer e que já tem metade do caminho andado para ser independente de fast food.
  19. Sair da casa dos pais: Não dá para falar de independência e continuar vivendo na casa dos pais, não é mesmo? Sem contar que seus pais merecem ter mais privacidade e descanso e você precisa de um cantinho só seu, onde você faz as regras. De qualquer forma, não esqueça de ligar sempre para eles, mantenha contato diário se possível e escute mais o que eles têm a dizer.
  20. Plantar uma árvore: Este é um belo presente que você pode deixar para a natureza e para as próximas gerações.
  21. Ter uma nova profissão para ter mais opção: Sabemos que não está sendo fácil encontrar emprego e, quando se encontra, não é fácil se manter nele. O mundo está cada vez mais competitivo e ter só uma especialização pode não ser o suficiente. Então, escolha uma nova profissão que seja do seu agrado para o caso de ter uma outra opção, se você se cansar de exercer a profissão atual. A vida é muito melhor quando a gente faz o que ama, só que às vezes o amor acaba também e está tudo bem! Você pode se reinventar.
  22. Aprender a investir dinheiro: Este é um dos maiores desafios para nós, brasileiros comuns, que não tivemos educação financeira. Mas calma que enquanto há vida, há esperança. Nem tudo está perdido e você pode sim aprender que investir não é tão difícil e que nunca é tarde para adquirir novos hábitos financeiros. Acredito também que não tem como falar em investir sem falar em organizar as finanças, não é mesmo? Então, que tal começar hoje mesmo a pagar suas dívidas em dia e poupar mais para novos investimentos?
  23. Bata o seu próprio record em alguma coisa legal: Sabe aquele coisa que você gosta muito e que acredita que pode fazer muito sem enjoar? Que tal quebrar o seu próprio record? Talvez você considere que seja capa de quebrar o record em maratonar séries ou comer brigadeiro... não importa qual seja a atividade, mas pelo menos 1 vez, quebre o seu próprio record. Provavelmente você não terá o seu nome no Guinness Book, mas terá a satisfação de ter atingido um nível muito alto em uma atividade que gosta muito.
  24. Perdoar quem te ofendeu: Certamente esta não é uma tarefa fácil, mas isto aqui não poderia ser chamado de desafio se não tivesse algum grau de dificuldade, não é mesmo? Certa vez eu ouvi algo que vou carregar para sempre comigo e que pode servir para vocês também: "Guardar rancor é como tomar veneno esperando que outra pessoa morra". Pense nisso.
  25. Aprender uma arte marcial para se defender: Mesmo que você nunca precise usar seu conhecimento em artes marciais para se defender, pelo menos poderá tirar o proveito do exercício físico e, o mais importante, se sentirá mais segura.
  26. Escrever um livro, mesmo que nunca publique: Não importa se for uma autobiografia ou uma história fictícia... Mesmo que você seja a única pessoa a ler o seu livro, mas escreva.
  27. Aprenda a tocar um novo instrumento: Como disse Nietzsche, "Sem música a vida seria um erro". Existem muitos benefícios comprovados cientificamente em aprender a tocar um instrumento e um dos mais importantes benefícios que esta atividade garante é que as áreas do seu cérebro que não eram usadas antes, são ativadas quando você se dedica aprender um novo instrumento. Isso faz com que seu cérebro fique mais ativo e com maior capacidade, garantindo que não se atrofie e dificultando doenças como Alzheimer.
  28. Faça trilha: Além de servir como exercício físico, você vai estar saindo do sedentarismo para o meio da natureza, respirando ar puro e vendo as paisagens incríveis da mãe natureza. Esta experiência fica ainda mais incrível quando compartilhada com amigos, então que tal juntar aquela galera que sempre chega junto e embarcar nessa aventura?
  29. Começar seu próprio blog: Tenha um espacinho na internet para chamar de seu e publicar suas ideias e experiências. Não precisa ser nada muito elaborado. Mesmo que ninguém leia suas publicações, a experiência de escrever pode servir como uma terapia. Se joga!
  30. Aprenda a dizer mais a palavra "não" para os outros e mais "sim" para as suas vontades: Se você, assim como eu, é uma pessoa que tem muita dificuldade de negar favores aos outros, por mais inconvenientes que sejam, e acaba deixando de fazer algo que realmente gostaria para fazer as vontades dos outros, que tal aprender a dizer "não" antes dos 30? E se já passou dos 30 e ainda não aprendeu, saiba que nunca é tarde para aprender e começar a praticar essa palavrinha que vai te libertar dos abusos dos outros. E não importa se já passou dos 30 ou não, o que importa é que você precisa dizer "sim" mais vezes para as suas vontades. Deu vontade de radicalizar no visual, de fazer uma viagem não planejada previamente, de colocar uma saia curta e ir para a balada? Diga SIM para sua vontade e siga em frente!

Está sem tempo agora? Salve este Pin para ler depois!


Você já fez quantos itens deste desafio? Acrescentaria alguma coisa nesta lista? Me conte nos comentários.

Nenhum comentário

Postar um comentário