13 Dicas para blogueiros iniciantes

13 dicas para blogueiros iniciantes

Há alguns anos, muitas pessoas criavam blogs para compartilhar pensamentos e experiências pessoais, sem nem imaginar que através do blog elas poderiam ter um trabalho reconhecido ou até ganhar dinheiro com publicidade. Inclusive, eu era uma dessas pessoas que não fazia ideia de nada, só queria ter um blog.

Se você tem um blog ou pretende ter um, leia este artigo até o final e se preciso anote em um caderno, porque o objetivo desta lista com 13 dicas para blogueiros iniciantes é justamente te ajudar nesse processo.

1. Escolha o nicho ideal

Sobre qual assunto você mais gosta de falar? Maquiagem, viagens, estilo de vida, saúde...?
Escolha um nicho principal para o seu blog e se você for dedicado, talvez até consiga fazer disso uma profissão.
Escolher um tema central para o blog não é algo muito fácil, principalmente se você gostar de variados assuntos, assim como eu. Neste caso, avalie quais assuntos você domina melhor e é especialista. Também é importante verificar se os temas conversam entre si, se esta é a sua praia realmente e se você é capaz de manter um blog com o nicho que escolheu.

2. Não crie um blog com pressa para ganhar dinheiro

Existem ocupações menos trabalhosas e demoradas do que criar um blog, divulgar, construir uma audiência, responder emails e comentários.
É claro que algumas pessoas criam blogs apenas para ganhar dinheiro e acabam conseguindo êxito, mas na maioria das vezes, esse tipo de iniciativa não dá certo. Crie um blog se isso for realmente o que você quer fazer, porque você quer compartilhar conhecimento ou alguma coisa legal com alguém. Daí sim, o seu blog vai ter a sua cara, vai ter algo que os outros não têm que é a sua identidade e autenticidade. A partir daí, um belo dia na sua vida as pessoas vão começar a acessar o seu blog, alguma empresa vai querer comprar um banner seu, ou até um publi post.
A diferença de quem criava um blog há uns 10 anos para quem cria hoje, é que antes não se criava tantas expectativas na hora de começar um blog. Hoje, quando as pessoas criam um blog pensando em ganhar dinheiro e começam a ver o quão difícil é manter um e o quão demorado é para atingir um bom engajamento e ganhar o primeiro centavo, ficam frustradas e desistem.

3. Escolha o template ideal

Sou blogueira, mas também sou leitora de blogs. Visito dezenas de blogs diariamente e preciso dizer que não adianta ter um layout lindo e colorido se ele demora para carregar. Vamos ser sinceros? Você tem paciência para esperar a página de um blog carregar por vários minutos para poder ler um post? Quem tem esta paciência com certeza é uma exceção.
Tente avaliar o seu blog como se você estivesse no lugar do leitor.

4. Se você não tem certeza do que vai dizer, não diga

Um dos grandes problemas da internet hoje, é um monte de gente desinformada querendo ditar regras. Não tem coisa pior que entrar num blog e ver a pessoa falando sobre um assunto que não entende nada, coisas que não fazem sentido nenhum. Esse tipo de coisa afasta seus leitores.
Se eu entro num blog e leio uma informação não confiável, pode apostar que eu nunca mais volto. Pesquisar bastante sobre um assunto que você não tem total domínio é essencial para produzir conteúdo de confiança.

5. Assuma um compromisso com a publicação dos seus posts

Se você quer que seu blog cresça, vai ter que postar com frequência. Assim, os leitores vão criar o hábito de visitar sempre o seu blog e isso vai fazer parte da rotina deles. Se você não tiver uma rotina de publicações, seus leitores vão diminuir a frequência com que acessam o seu blog, até esquecerem da existência dele. Aí pronto! você acabou de perder mais leitores.

Leia também: Estratégias para Blogueiros + Agenda de Divulgação Grátis para Baixar

home office, computador, blog, trabalhar em casa

6. Planejamento é importante

Para você conseguir postar com frequência, vai precisar se programar. É bom sempre ter 2 ou 3 posts a mais para liberar naqueles dias onde a inspiração não aparece. Ou para aqueles dias onde imprevistos acontecem e você não pode escrever. Mas não deixe que o planejamento assuma a espontaneidade, pois uma das coisas que fazem um blog ser bom é quando o autor está realmente empolgado com o assunto e fala sobre ele com gosto.

Leia também: Como aumentar sua produtividade no blog?

7. Autenticidade sempre

É sempre importante ouvir o que as pessoas têm a dizer, mas você não pode viver só para agradar o público. Você precisa ser autêntico e produzir aquelas coisas que está afim, que acha importante, com o seu jeitinho.
É claro que provavelmente você ouvirá algumas críticas em alguns momentos, e, infelizmente, a gente tende a dar mais importância a 1 crítica do que a 100 elogios, mas quem trabalha com internet precisa criar imunidade contra estas críticas e para que isso aconteça, no começo você provavelmente vai dormir chorando, vai ficar chateado.... até que um belo dia irá acordar imune, aproveitando as críticas de maneira construtiva para crescer a cada dia. Crie o seu blog fazendo o que você gosta, do jeito que você gosta e crescerá com ele de maneira efetiva.

8. Mantenha-se sempre informado e nunca pare de aprender

Ler é essencial, não só para adquirir uma boa escrita e um vocabulário mais extenso, mas também para ter novas ideias e se manter sempre informado.
A dica para blogar melhor é ler o máximo possível de blogs e revistas, assistir programas de TV ou canais do Youtube que tenham a ver com os assuntos que você costuma abordar em seu blog.

9. Se inspire, mas não copie

Com certeza você verá muita coisa legal na internet, mas se for usar alguma coisa de outra pessoa, nunca se esqueça de dar os créditos ao autor original. Você até pode se inspirar em uma matéria e escrever sua versão dela, mas jamais copie nada de ninguém.

10. Nunca publique o que você não quer que algumas pessoas leiam

Sabe aquelas coisas que você não quer que seus vizinhos ou alguns parentes saibam? Não escreva.
As coisas que você publica sempre chegam aos olhos de quem você menos espera, afinal, o que está na internet é público. Cuide da sua privacidade.

13 dicas para blogueiros iniciantes

11. A qualidade das imagens faz diferença

Postar fotos com uma boa resolução, com um fundo bonito e uma boa iluminação faz mais diferença do que se pode imaginar na hora de blogar. Ninguém gosta de ver fotos escuras, tremidas ou com um fundo feio. Imagens bonitas têm o poder de dar um toque a mais interessante aos seus artigos. Produzir boas fotos e usar a criatividade pode mudar totalmente o seu blog, além de poder virar um ótimo hobby.
Se você puder investir em uma câmera boa, será ótimo, mas se você não puder fazer esse investimento ainda, procure tirar fotos em locais bem iluminados ou com luz do dia, pois isso faz muita diferença para garantir uma boa fotografia, independente da sua câmera.Tente pensar em como você pode melhorar suas fotos e busque inspiração em outros lugares, afinal, hoje temos o Pinterest aí para ajudar. Só não se esqueça de atribuir os créditos se pegar a imagem de outro pessoa, mesmo que você tenha encontrado no Google Imagens ou Pinterest, ok?

12. Errar é normal, mas cometer sempre os mesmos erros é falta conhecimento

O blogueiro que nunca errou que atire a primeira pedra. Erros na gramática acontecem, fotografias mal tiradas também, mas já parou para observar se você está cometendo sempre os mesmos erros? Alguns erros passam despercebidos mesmo, mas algumas falhas remetem à falta de conhecimento e podem passar uma impressão não confiável aos seus leitores.
Quando você escreve um artigo e lê várias vezes, seu cérebro pode te sabotar se acostumando com o que seus olhos já viram. Por causa disso, talvez você leia e releia procurando o erro e não consiga achar. Neste caso, você pode pedir ajuda a um amigo que ainda não leu o post, assim, seu amigo poderá identificar se tem algo errado ou não e sinalizar a você. Em casos de erro ortográfico, o próprio corretor do Blogger ou Wordpress já ajuda muito. Porém, se você tem muita dificuldade com a gramática, talvez seja legal fazer um curso de português para melhorar sua escrita e exercitar bastante a leitura, pois quem lê mais escreve melhor.

13. Estar nas redes sociais também é importante

Por mais que você não tenha muita paciência para redes sociais, é importante achar uma que você se identifique para estar mais presente, postando ao menos uma vez por dia.

Espero que estas 13 dicas para blogueiros iniciantes tenham sido úteis para você!
Se você conhece alguém que tenha um blog ou que esteja pensando em criar um, aproveite e compartilhe este post com ele também.

Um comentário