Dicas infalíveis: Como lavar pincéis e esponjas de maquiagem

Como limpar pincéis e esponjas de maquiagem


Será que você está lavando seus pincéis e esponjas de maquiagem da maneira mais correta? Cola aqui comigo que vou te passar algumas dicas e técnicas para te ajudar nessa missão e manter seus pincéis e esponjas bem limpinhos e conservados.

Você certamente já viu muitas dicas relacionadas a este assunto na internet, mas será que todas elas funcionam bem? Eu já testei muitas e descobri que nem todas dão muito certo. Por isso, vou repassar as dicas que testei, descobri que funcionam e realmente uso.

Como lavar os pincéis de maquiagem?

O mais indicado é lavar os pincéis de maquiagem a cada 15 dias ou 1 vez por mês, dependendo da frequência que você os usa. Tenha em mente que eles vão ser esfregados no seu rosto e, se estiverem sujos, podem provocar problemas de variados níveis de gravidade em sua pele, como acne, inflamações e alergias.

Você vai precisar de:     

Materiais:
  • Shampoo de bebê ou detergente neutro (de preferência os transparentes);
  • Condicionador;
  • Água micelar ou demaquilante bifásico;
  • Potes;
  • Toalhas velhas;
  • Água corrente.

Organização:
A primeira coisa que você precisa fazer antes de iniciar a limpeza de seus pincéis, é organizar o espaço que irá usar para executar essa tarefa. Além disso te ajudar a focar na missão, também vai impedir que os resíduos de maquiagem manchem as coisas que estiverem por perto. Reserve um espaço. com uma toalha limpa e seca, para colocar os pincéis que já foram lavados e mantenha outra toalha à mão. Outra coisa importante é certificar-se de que é um dia de sol, pois ele também será nosso grande aliado.

Mãos à obra!     

Coloque o shampoo ou detergente neutro dentro de um potes e o condicionador em outro. Lave as cerdas do pincel em água corrente, tomando cuidado para não molhar o cabo, pois se o cabo ficar úmido, a vida útil do pincel diminui, fora que também pode acumular fungos se não ficar totalmente seco.

Com as cerdas do pincel molhadas, mergulhe no shampoo (ou no detergente neutro) que já havia sido separados em um pote. Com ajuda das mãos ou de um tapetinho de limpar pincéis, esfregue as cerdas em movimentos circulares e leves, tomando cuidado para não danificar. Enxague em água corrente. Repita a operação até que a espuma saia bem branquinha, sem resíduos.

Dicas: 
  • Se, ao enxaguar, a água sair "leitosa", é porque ainda tem resíduo de maquiagem ou de shampoo ali. 
  • Após enxaguar, aperte delicadamente para se certificar de que não tem mais resíduos de maquiagem ou shampoo. 


Salve esta imagem no Pinterest para ler o post depois!

dicas infalíveis sobre como lavar pincéis e esponjas de maquiagem

As dicas anteriores servem principalmente para pincéis usados em produtos mais leves, como sombra e blush em pó, mas talvez não bastem para os seus pincéis de base e corretivo. Caso seus pincéis tenham ficado limpos com esses passos, já pode partir para a o condicionador, fazendo movimentos suaves e enxaguando bem para retirar todos os resíduos do produto. Mas caso seus pincéis ainda não estejam 100% limpos ou estejam com as cerdas duras, siga os passos abaixo antes de usar o condicionador.

Coloque água micelar ou demaquilante bifásico em um pote, em quantidade que seja suficiente para cobrir as cerdas do pincel e deixe-o ali, de molho, por alguns minutos. Depois enxague e certifique-se de que tenha saído todos os resíduos. Enxaguou e a água saiu limpinha? Agora sim, você pode condicionar.

Vale lembrar mais uma vez que você deve manter os pincéis com os cabos para cima e somente as cerdas submersas no shampoo ou no demaquilante. Tome cuidado com a preservação dos cabos de seus pincéis!

Como secar os pincéis do jeito certo?
Essa etapa é tão importante quanto a etapa da lavagem. Passe uma toalha pelos cabos dos pincéis e esfregue suavemente as cerdas, replicando os mesmos movimentos que você faz com o pincel em seu rosto. Dê apertões suaves com a toalha nas cerdas dos pincéis, respeitando a direção e o formato original das cerdas.

Após essa etapa de secagem com a tolha, reserve um espaço com uma toalha onde eles possam ficar expostos ao sol. Deixe seus pincéis deitados sobre a toalha, expostos ao sol, até secarem totalmente.

Dicas:
  • Você também pode dar algumas borrifadas de desinfetantes específicos para pincéis ou até mesmo algumas borrifadas de Lysoform. 
  • Não guarde seus pincéis até ter certeza de que estão 100% secos.
pincéis de maquiagem

Como lavar esponja de maquiagem?

As esponjinhas são as que mais mancham e parecem ser super difíceis de limpar, mas existe um truque maravilhoso para você tirar toda sujeira de sua esponja de maquiagem em 1 minuto.

Você vai precisar de:     

Materiais:
  • 1 pote de vidro;
  • shampoo infantil ou detergente neutro;
  • Água;
  • Micro-ondas ou fogão.

Mãos à obra:     

Coloque a esponjinha no recipiente de vidro, junto com a água e o shampoo ou detergente neutro. Leve ao micro-ondas por 1 minuto, retire e espere amornar para colocar a mão.

Você também pode contar com o auxílio do fogão para esquentar a água em uma panela. Ao notar que a água está quente, despeje no recipiente de vidro, com o shampoo ou detergente e a esponja. 

Atenção:
Em alguns micro-ondas é possível colocar a esponjinha diretamente dentro do recipiente de vidro, junto com o shampoo, a água e deixar agir por 1 minuto. Já outros são totalmente incompatíveis com o material da sua esponja e, nesse caso, você  notará sinais que o micro-ondas não aceita sua esponjinha ali, pois ele dará estalos ou terá outros comportamentos estranhos. Sendo assim, não insista! Desligue o micro-ondas, retire a esponja e deixe que esquente somente a água.

Vale lembrar mais uma vez de que é importante esperar a água e a esponja ficarem mornos para colocar a mão, caso contrário você pode se queimar!

Quando for o momento adequado para pegar a esponja, aperte-a para ter certeza que os resíduos estão sendo removidos. Depois, enxague em água corrente e deixe secar ao sol.

esponja de maquiagem

Você também pode usar um desinfetante de pincéis em spray nas esponjas para garantir que os fungos e bactérias foram totalmente eliminados.

Você já usou essas dicas para lavar seus pincéis e esponjas de maquiagem? Se você usa outra técnica infalível, deixe seu comentário abaixo porque eu quero saber!

Nenhum comentário

Postar um comentário